Apple ameaça remover contas de desenvolvedores da Epic Games

Em um novo round da briga entre a Epic Games e a Apple iniciada na semana passada, a empresa de Cupertino informou que irá remover todas as contas de desenvolvedores da criadora de Fortnite, bem como o acesso desta às ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac no dia 28 de agosto. A Apple deu… O post Apple ameaça remover contas de desenvolvedores da Epic Games apareceu primeiro em Outer Space.

Apple ameaça remover contas de desenvolvedores da Epic Games

Apple ameaça remover contas de desenvolvedores da Epic Games

Outerspace

Em um novo round da briga entre a Epic Games e a Apple iniciada na semana passada, a empresa de Cupertino informou que irá remover todas as contas de desenvolvedores da criadora de Fortnite, bem como o acesso desta às ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac no dia 28 de agosto.

A Apple deu à Epic Games um prazo de duas semanas para “corrigir suas violações” do contrato de publicação na App Store, especificamente a remoção de uma opção de compra de créditos do jogo Fortnite fora da App Store.

Caso a Epic não concorde em voltar atrás com sua violação, a produtora também não será capaz de autenticar aplicativos no Mac, o que pode inviabilizar todos os jogos e programas da marca nas plataformas da Apple, incluindo o inicializador da Epic Games Store e o Unreal Engine, uma das principais ferramentas de desenvolvimento para toda a indústria de games e animação 3D. A Apple exige que todos os aplicativos sejam autenticados antes de serem executados no macOS, mesmo se forem distribuídos fora da App Store.

A Epic entrou com uma liminar contra a Apple, pedindo ao tribunal que impeça a empresa de executar sua retaliação no dia 28 de agosto. A empresa alega que será “irreparavelmente prejudicada muito antes do julgamento final” de sua ação anti-trust movida contra a Apple e Google se não obtiver a liminar.

“As ações da Apple prejudicarão irreparavelmente a reputação da Epic entre os usuários de Fortnite e serão catastróficas para o futuro dos negócios separados do Unreal Engine”, escreveu a Epic na liminar. A Epic também pede que Fortnite seja novamente publicado na App Store.

“O efeito em cascata de perder a compatibilidade contínua do Unreal Engine irá ameaçar a viabilidade da ferramenta e interromper o desenvolvimento de uma constelação de aplicativos e usos que dependem de seus gráficos para renderizar centenas de videogames, o cérebro humano, Baby Yoda e voos espaciais”, escreveu a empresa em sua ação, lembrando que o Unreal Engine foi amplamente usado na série O Mandaloriano (The Mandalorian), da HBO.

A Apple citou outra violação cometida pela Epic além do “pagamento direto” em Fortnite, no caso um item menor: a falta de texto descritivo nas notas de atualização do aplicativo Fortnite, no lugar de uma simples “declaração genérica”. A Apple enviou sua carta de advertência em 14 de agosto, dando à Epic até 28 de agosto para fazer as mudanças.

A Epic Games também está movendo um processo semelhante contra o Google, sob as mesmas alegações de competição desleal. A Apple e o Google exigem o uso de seus próprios meios de pagamento para as transações dentro de aplicativos e levam uma comissão de 30% sobre as receitas. Fortnite também foi removido da loja Google Play na semana passada.

O post Apple ameaça remover contas de desenvolvedores da Epic Games apareceu primeiro em Outer Space.