Outer Space Apple remove Fortnite da App Store após briga com a Epic

Apple remove Fortnite da App Store após briga com a Epic

A Apple removeu Fortnite da App Store horas após a Epic Games criar uma opção de compra dentro do jogo que viola as regras da loja e anula a Apple como intermediária nas transações. Na manhã desta quinta-feira, a Epic começou a oferecer um pacote de 1.000 V-Bucks em Fortnite com duas opções de pagamento:… O post Apple remove Fortnite da App Store após briga com a Epic apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Apple remove Fortnite da App Store após briga com a Epic

Apple remove Fortnite da App Store após briga com a Epic

Outerspace

A Apple removeu Fortnite da App Store horas após a Epic Games criar uma opção de compra dentro do jogo que viola as regras da loja e anula a Apple como intermediária nas transações.

Na manhã desta quinta-feira, a Epic começou a oferecer um pacote de 1.000 V-Bucks em Fortnite com duas opções de pagamento: pela App Store e diretamente pela Epic, sendo que pela primeira paga-se US$ 9,99 e pela segunda US$ 7,99. O mesmo sistema foi implementado na versão para Android publicada na loja Google Play.

A opção de pagamento direto, implementada em vários países, veio acompanhada de queixas da Epic sobre comissões “exorbitantes” cobradas pela Apple e Google para as transações dentro de aplicativos. Em ambas as lojas, Apple e Google ficam com 30% da receita das compras.

Poucas horas após a opção de compra ser implementada, a Apple removeu Fortnite, que era um dos aplicativos mais populares da App Store.

“Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da ‌App Store‌ que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic ativou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da ‌App Store‌ relacionadas a pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem bens ou serviços digitais”, escreveu a Apple em um comunicado.

“A Epic tem aplicativos na ‌App Store‌ há uma década e se beneficia do ecossistema ‌App Store‌ – incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com os termos e diretrizes da ‌App Store‌ livremente e estamos felizes por terem construído um negócio tão bem-sucedido na ‌App Store‌. O fato de seus interesses comerciais agora os levarem a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações, para que eles possam devolver Fortnite à ‌App Store‌”.

Até agora, Fortnite continua sendo oferecido na loja Google Play, embora esteja violando contrato semelhante.

A briga não parou por aí. Hoje, às 17:00, a Epic divulgou uma paródia do famoso comercial “1984” da Apple, que fazia referência ao romance de George Orwell e a revolta do povo não-conformista conta uma autoridade opressora, e ainda entrou com um processo contra a empresa de Cupertino, alegando práticas comerciais monopolistas e predatórias.

O processo da Epic surge em um momento oportuno no qual a Apple, bem como a Amazon, Google e Facebook estão sendo investigadas pelos governos dos Estados Unidos e União Europeia por monopólio e competição desleal envolvendo a distribuição de aplicativos e as comissões sobre transações dentro destes.

O post Apple remove Fortnite da App Store após briga com a Epic apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas