Outer Space Autor de “Golden Axed” se revolta ao saber que Sega pretende lançar protótipo

Autor de “Golden Axed” se revolta ao saber que Sega pretende lançar protótipo

Um ex-programador da Sega está indignado com a decisão da editora por lançar o protótipo de um “reboot” de Golden Axe que foi cancelado quase uma década atrás. Rebatizado com um irônico nome Golden Axed, o protótipo é um dos vários mini-jogos de inspiração retro que a Sega irá oferecer gratuitamente aos fãs este mês… O post Autor de “Golden Axed” se revolta ao saber que Sega pretende lançar protótipo apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Autor de “Golden Axed” se revolta ao saber que Sega pretende lançar protótipo

Autor de “Golden Axed” se revolta ao saber que Sega pretende lançar protótipo

Outerspace

Um ex-programador da Sega está indignado com a decisão da editora por lançar o protótipo de um “reboot” de Golden Axe que foi cancelado quase uma década atrás.

Rebatizado com um irônico nome Golden Axed, o protótipo é um dos vários mini-jogos de inspiração retro que a Sega irá oferecer gratuitamente aos fãs este mês em comemoração aos seus 60 anos.

Mas se por um lado os fãs ficaram curiosos para conhecer o protótipo do Golden Axe cancelado, um dos autores do projeto, o artista e programador Tim Dawson, não gostou nem um pouco da atitude de sua ex-empregadora e disparou impropérios contra ela no Twitter.

Segundo Dawson, o que a Sega hoje chama de Golden Axed foi criado por uma pequena equipe no agora fechado Sega Studios Australia sob “condições críticas” e traz memórias ruins a ele.

“Acordei com a notícia surpreendente de que a Sega está lançando o protótipo de Golden Axe que criei em 2012 sob condições difíceis. Pelo menos não estou sozinho – isso parece ser uma surpresa para todos que conheço que realmente trabalharam nisso”, escreveu Dawson.

“Este projeto foi meu nexo pessoal de horas de pesadelo, gerenciamento inepto, descobertas sobre a indústria e heroísmo alcançado com uma pequena equipe em condições irracionais, então é uma sensação estranha vê-lo vir à tona oito anos depois sem contexto, créditos e com uma sequência de título de piada”.

Dawson afirmou que o protótipo Golden Axe foi criado depois que ele e outro designer apresentaram um remake de Mickey Mouse: Castle of Illusion, que acabou lançado em 2013.

A Sega pediu à dupla para criar um “protótipo de gameplay polido” para um lançamento interno de Golden Axe em cerca de duas semanas, a fim de garantir um segundo projeto para o estúdio.

“Nós concordamos porque tínhamos certeza de que a gerência queria que o desenvolvêssemos ‘do nosso jeito’ (ou seja, outro milagre, por favor), mas exigiam um Golden Axe mais sombrio e sangrento, com respingos e decapitações e combate de dois botões. Então tentamos combinar tudo isso com o espírito do jogo original”, escreveu ele.

O prazo extremamente curto e uma suposta interferência da Sega contribuíram para um ambiente de trabalho estressante, segundo Dawson, mas depois de uma semana ele disse que havia criado uma demonstração.

“O maior soco no estômago veio em uma semana e meia – o combate estava funcionando, estava tudo no caminho certo! Fui chamado para uma reunião na sala grande, então coloquei a última versão e fui ver o que estava acontecendo. Toda a gerência estava sentada ao redor da mesa. Eu mostrei o jogo… rostos sérios… houve uma pausa… ‘onde está o fator surpresa’ alguém perguntou… Alguém disse que talvez teria sido melhor ter feito um vídeo pré-renderizado em que o bárbaro lutava contra um monstro”.

Não desanimado pela reação, Dawson disse que continuou a trabalhar no protótipo e que na segunda demonstração do projeto ele recebeu uma recepção contrastante da gerência.

“A construção finalizada foi revelada e a mesma equipe de gerenciamento que desaprovou anteriormente fez fila para me dizer como ela estava boa agora”, disse ele.

“Eu me senti morto por dentro… Não apenas por causa de algumas semanas de trabalho longas de 7 dias e do início da LER no meu braço direito que iria prejudicar o desenvolvimento do Android Cactus, mas porque eu não tinha mais confiança nas pessoas que administravam as coisas”.

A Sega, por sua vez, disse que não teve qualquer intenção nefasta ao distribuir o protótipo e removeu o comentário sobre aquele ser um jogo “meio ruim e cheio de bugs”.

“A SEGA Europe procurou ex-membros da equipe de desenvolvimento de Golden Axe: Reborn para produzir este protótipo do jogo para a Steam como parte das comemorações do nosso 60º aniversário. Queríamos trazer à luz o trabalho dos desenvolvedores da época e celebrá-lo como parte de nossa história. Algo que não tivemos a chance de fazer na primeira vez”.

“Certamente não pretendíamos trazer à tona memórias dolorosas para o Sr. Dawson e seus ex-colegas ou parecer desrespeitosos. Removemos a linha da cópia da Steam que poderia ter sido considerada um insulto ao desenvolvimento e gostaríamos de reafirmar a todos que aquilo pretendia ser um comentário sobre a construção que havíamos transferido para o PC, não a qualidade do trabalho original”.

“Esperamos que muitos fãs joguem o protótipo e possam apreciar o trabalho que ele e seus colegas colocaram no desenvolvimento deste protótipo”.

O post Autor de “Golden Axed” se revolta ao saber que Sega pretende lançar protótipo apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas