Outer Space Caso Epic vs Apple revela que Sony tem compensação especial para crossplay de Fortnite

Caso Epic vs Apple revela que Sony tem compensação especial para crossplay de Fortnite

A disputa judicial entre a Epic Games e a Apple segue expondo ao público detalhes sobre os bastidores da indústria de videogames, como o fato de a Sony exigir uma compensação econômica especial para jogos que exploram o crossplay em suas plataformas. A peculiaridade do crossplay no PlayStation foi exposta pelo próprio Tim Sweeney, CEO… O post Caso Epic vs Apple revela que Sony tem compensação especial para crossplay de Fortnite apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Caso Epic vs Apple revela que Sony tem compensação especial para crossplay de Fortnite

Caso Epic vs Apple revela que Sony tem compensação especial para crossplay de Fortnite

Outerspace

A disputa judicial entre a Epic Games e a Apple segue expondo ao público detalhes sobre os bastidores da indústria de videogames, como o fato de a Sony exigir uma compensação econômica especial para jogos que exploram o crossplay em suas plataformas.

A peculiaridade do crossplay no PlayStation foi exposta pelo próprio Tim Sweeney, CEO da Epic Games, em audiência no tribunal ontem. Acompanhando o depoimento, foi mostrada uma troca interessante de e-mails entre Gio Corsi, diretor sênior da SIE América, e a Epic Games, em que uma espécie de primeiro acordo surge sobre como apresentar o jogo cruzado em Fortnite.

No começo da negociação, a Epic ofereceu à Sony dados de usuários, apoio de sua máquina de marketing e boa vontade para ceder conteúdos exclusivos ao PlayStation, além de “fazer todo o possível para tornar a Sony um herói” neste assunto, caso ela cedesse à ideia de permitir o jogo cruzado, que obviamente representava uma prioridade para a Epic Games.

A Sony rejeitou a proposta inicial, até que a negociação levou a um acordo específico que provê uma compensação especial à Sony no caso de compras in-app feitas no jogo crossplay em outras lojas, se os usuários em questão são ativos principalmente no PlayStation.

Recentemente, foi revelado que o PlayStation é, de longe, a plataforma mais popular de Fortnite, o que explica o poder de barganha da Sony neste caso.

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, confirmou que a Sony é a única detentora da plataforma a reivindicar este tipo de compensação para o jogo cruzado: “Em algumas circunstâncias, a Epic tem que pagar dinheiro adicional para a Sony se alguém joga o jogo principalmente no PlayStation, mas paga por compras no aplicativo do iPhone. Então isso pode acionar à compensação”, explicou o chefe da Epic.

Os documentos apresentados por Sweeney remontam a 2019, quando de fato se deu a introdução do crossplay no PlayStation, começando com Fortnite.

A existência da compensação financeira desmonta a narrativa até então oficial da Sony sobre o motivo de não permitir o crossplay no PlayStation, que seria o interesse em garantir a segurança dos usuários mais jovens em relação aos perigos de outras redes. Esta também foi a justificativa usada para barrar o multiplayer de Minecraft no PS4.

O post Caso Epic vs Apple revela que Sony tem compensação especial para crossplay de Fortnite apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas