Outer Space China diz que jogos online são “ópio espiritual” e derruba ações da Tencent

China diz que jogos online são “ópio espiritual” e derruba ações da Tencent

As ações da Tencent e da NetEase, as duas principais operadoras de jogos online da China, despencaram na terça-feira depois que a mídia estatal chinesa rotulou os jogos online de “ópio espiritual” e deu sinais de que medidas serão implementadas para restringir o hobby no país. O artigo em questão foi excluído poucas horas após… O post China diz que jogos online são “ópio espiritual” e derruba ações da Tencent apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
China diz que jogos online são “ópio espiritual” e derruba ações da Tencent

China diz que jogos online são “ópio espiritual” e derruba ações da Tencent

Outerspace

As ações da Tencent e da NetEase, as duas principais operadoras de jogos online da China, despencaram na terça-feira depois que a mídia estatal chinesa rotulou os jogos online de “ópio espiritual” e deu sinais de que medidas serão implementadas para restringir o hobby no país.

O artigo em questão foi excluído poucas horas após a publicação, mas publicado novamente com um novo título e sem o termo “ópio espiritual”. O tom mais moderado gerou uma recuperação de 2,4% no valor das ações da Tencent, após uma queda de 6%. Os papeis da NetEase tiveram queda de quase 8% na bolsa de Hong Kong.

No artigo original publicado Economic Information Daily, o vício em jogos online entre crianças foi descrito como um problema “generalizado” e que pode impactar negativamente seu crescimento. A matéria comentava que mais da metade das crianças chinesas eram míopes e os jogos online afetam sua educação.

Hu Xijin, editor do jornal Global Times, também controlado pelo governo chinês, comentou que o artigo do Economic Information Daily era uma notícia “normal”, mas houve uma “interpretação exagerada” de alguns. Mesmo assim, medidas regulatórias estão sendo estudadas para direcionar “o desenvolvimento saudável da internet e dos setores de tecnologia, e as empresas devem cooperar ativamente”, escreveu Hu. “O vício em jogos é um problema sério, mas resolvê-lo requer medidas abrangentes”, disse ele.

“Não consigo imaginar que as autoridades simplesmente proibissem os jogos online de uma vez por todas”, escreveu Hu.

Em 2019, a China introduziu regras que proibiam menores de 18 anos de jogar jogos online entre 22h00 e 8 da manhã e restringiu a quantidade de tempo permitida a crianças.

O artigo do Economic Information Daily também pedia mais controle sobre a quantidade de tempo que as crianças passam jogando e uma revisão mais rigorosa do conteúdo dos jogos.

A Tencent e a NetEase já introduziram medidas para proteger os jogadores mais novos, incluindo registros de nomes reais para jogar. No mês passado, a Tencent lançou um recurso de reconhecimento facial em smartphones para verificar se o jogador é um adulto.

Após a publicação do artigo, a Tencent anunciou novas restrições para a quantidade de tempo que os menores de 18 anos podem jogar os jogos da empresa, mudando de 90 minutos para uma hora e nos feriados de 3 horas para 2 horas.

A Tencent também impedirá que crianças menores de 12 anos gastem dinheiro em seus jogos.

O post China diz que jogos online são “ópio espiritual” e derruba ações da Tencent apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas