Outer Space Compositor de Dragon Quest, Koichi Sugiyama morre aos 90 anos

Compositor de Dragon Quest, Koichi Sugiyama morre aos 90 anos

O compositor da série Dragon Quest, Koichi Sugiyama, morreu aos 90 anos no Japão. O falecimento ocorreu no dia 30 de setembro, após um choque séptico, mas só foi comunicado hoje pela Square Enix no site oficial da série de RPG. Autor das músicas de todos os Dragon Quest desde o primeiro episódio, Koichi Sugiyama… O post Compositor de Dragon Quest, Koichi Sugiyama morre aos 90 anos apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Compositor de Dragon Quest, Koichi Sugiyama morre aos 90 anos

Compositor de Dragon Quest, Koichi Sugiyama morre aos 90 anos

Outerspace

O compositor da série Dragon Quest, Koichi Sugiyama, morreu aos 90 anos no Japão. O falecimento ocorreu no dia 30 de setembro, após um choque séptico, mas só foi comunicado hoje pela Square Enix no site oficial da série de RPG.

Autor das músicas de todos os Dragon Quest desde o primeiro episódio, Koichi Sugiyama nunca experimentou a aposentadoria ou mesmo o dessabor de ser substituído por outro compositor, e inclusive estava escalado para trabalhar no vindouro Dragon Quest XII: The Flames of Fate. As mensagens de despedida deixadas pelos seus parceiros Yûji Horii (criador da saga) e Akira Toriyama (designer do personagem) não dizem se o maestro teve tempo de compor algo para o novo jogo.

Sugiyama detém o recorde no Livro Guinness de mais antigo compositor de videogames, creditado por conta das mais de 500 composições apenas para a saga Dragon Quest, que começou em 1986. Seu trabalho fora da franquia Square Enix é menos conhecido, mas ele também escreveu músicas para jogos como EVO: Search for Eden, filmes como Godzilla vs. Biollante e séries de animação como Gatchaman e Ideon.

O funeral de Koichi Sugiyama teve a presença de sua família e amigos. A Square Enix está planejando realizar um evento em memória do compositor e comunicará os detalhes em uma data posterior.

Sugiyama também era uma personalidade controversa no Japão por conta de suas posições políticas e sociais muitas vezes consideradas de extrema direita. Em 2007, ele foi um dos signatários de um texto que negava o papel do Japão no massacre de Nanjing. Ele também era considerado insensível à causa LGBT, em particular rejeitando preocupações sobre as altas taxas de suicídio entre esta comunidade. Esta era, entretanto, uma posição que o compositor tentava suavizar, afirmando que não era a favor de uma “discriminação irracional” contra casais LGBT.

As controvérsias não impediram Sugiyama de receber muitas distinções no Japão, incluindo a Condecoração da Ordem do Sol Nascente em 2018 e o prêmio de pessoa de mérito cultural em 2020. Durante a abertura das Olimpíadas de Tóquio em julho, o tema principal de Dragon Quest também foi uma das músicas escolhidas para representar os videogames japoneses.

O post Compositor de Dragon Quest, Koichi Sugiyama morre aos 90 anos apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas