Outer Space Computador Amiga 500 será relançado em versão mini com 25 jogos clássicos

Computador Amiga 500 será relançado em versão mini com 25 jogos clássicos

A próxima plataforma a ser transformada em uma miniatura para os nostálgicos não é um console, mas o computador Amiga 500, que fez grande sucesso no final dos anos 80 na Europa e Brasil. O computador miniaturizado será fabricado pelos mesmos responsáveis pelo Commodore 64 Mini, o Retro Games Ltd, e chegará ao mercado no… O post Computador Amiga 500 será relançado em versão mini com 25 jogos clássicos apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Computador Amiga 500 será relançado em versão mini com 25 jogos clássicos

Computador Amiga 500 será relançado em versão mini com 25 jogos clássicos

Outerspace

A próxima plataforma a ser transformada em uma miniatura para os nostálgicos não é um console, mas o computador Amiga 500, que fez grande sucesso no final dos anos 80 na Europa e Brasil.

O computador miniaturizado será fabricado pelos mesmos responsáveis pelo Commodore 64 Mini, o Retro Games Ltd, e chegará ao mercado no começo de 2022 custando US$ 139,99.

O A500 Mini incluirá 25 jogos clássicos do Amiga, incluindo Worms, The Chaos Engine, Another World e Simon the Sorcerer.

Se a seleção original não contemplar todos seus favoritos, será possível inserir um stick USB com seus próprios jogos (“ROMs”) e reproduzi-los também, com suporte total ao WHDLoad, que permite instalar jogos de Amiga em um disco rígido.

O Amiga A500 foi originalmente lançado em 1987 pela canadense Commodore. Na época, o computador foi uma revolução devido a seus recursos multimídia, que incluíam uma paleta de 4096 cores, normalmente reduzida a 32 simultâneas na tela, um sistema operacional moderno, com uso de mouse e teclado, entrada para joystick e um sintetizador de áudio que inspirava DJs e músicos.

A combinação de gráficos e som de alto nível tornou o computador a plataforma preferida dos criadores de jogos fora do Japão e originou vários clássicos, entre eles Lemmings, Another World, Turrican, Populous, The Secret of Monkey Island e o precursor dos RTS, Dune 2.

O A500 Mini virá com um mouse de dois botões no estilo do original e um gamepad que parece ser inspirado no controle do Amiga CD32.

Embora o teclado em si não seja funcional porque o computador miniatura é muito pequeno, os jogadores podem conectar um teclado de PC padrão e usá-lo para jogos que o requeiram.

Apesar de ser uma miniatura do Amiga A500, o A500 Mini emula não apenas o chipset OCS do A500, mas também o chipset ECS aprimorado do A500+ e a Advanced Graphics Architecture (AGA) do A1200, ou seja, ele roda todos os jogos da família de computadores.

Outros recursos incluem uma função de salvar jogo, atualização de tela selecionável de 50 Hz ou 60 Hz, filtro CRT e várias opções de escala.

Apenas 12 dos 25 jogos foram confirmados até agora. Estes são:

Alien Breed 3D
Another World
ATR: All Terrain Racing
Battle Chess
Cadaver
Kick Off 2
Pinball Dreams
Simon the Sorcerer
Speedball 2: Brutal Deluxe
The Chaos Engine
Worms: The Director’s Cut
Zool

“Nesta mini versão inicial do A500, criamos o que acreditamos que os fãs de jogos vão adorar e ver como a evolução dos mini-consoles de jogos”, disse Paul Andrews, MD da Retro Games.

A CEO da Team17, Debbie Bestwick, acrescentou: “A Retro Games desenvolveu um produto verdadeiramente único e estou muito entusiasmada por ter nossos jogos clássicos representados em toda a sua glória original”.

O post Computador Amiga 500 será relançado em versão mini com 25 jogos clássicos apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas