Controle DualSense do PS5 pode interpretar sons para criar vibrações

Os criadores de jogos para o PlayStation 5 poderão deixar que o controle DualSense interprete sons como padrões de vibração, simplificando o trabalho de desenvolvimento quando necessário. Em uma entrevista publicada em um informativo de tecnologia da própria Sony, o engenheiro Yukari Konishi, um dos especialistas em tecnologia de P&D da empresa, explicou que o… O post Controle DualSense do PS5 pode interpretar sons para criar vibrações apareceu primeiro em Outer Space.

Controle DualSense do PS5 pode interpretar sons para criar vibrações

Controle DualSense do PS5 pode interpretar sons para criar vibrações

Outerspace

Os criadores de jogos para o PlayStation 5 poderão deixar que o controle DualSense interprete sons como padrões de vibração, simplificando o trabalho de desenvolvimento quando necessário.

Em uma entrevista publicada em um informativo de tecnologia da própria Sony, o engenheiro Yukari Konishi, um dos especialistas em tecnologia de P&D da empresa, explicou que o sistema de feedback háptico do DualSense será apoiado por um algoritmo que gera vibrações a partir dos padrões de ondas sonoras. Este será um atalho para desenvolvedores que tenham dificuldade em criar vibrações realistas e específicas em seus jogos.

Segundo Konishi, a tecnologia de feedback háptico pode demandar tempo de aprendizado dos desenvolvedores de jogos, por isso o departamento de tecnologia da Sony iniciou uma nova pesquisa sobre um algoritmo para gerar os padrões de vibração através de efeitos de som. “Dessa forma, não apenas desenvolvemos uma ferramenta que permite aos criadores de jogos projetar uma forma de onda de vibração impactante, natural e confortável em menos etapas, mas também criamos um método de geração quase automática de padrões de vibração a partir dos efeitos sonoros de um jogo”, disse o engenheiro.

O DualSense do PS5 terá várias inovações, além de um design novo em relação ao padrão do DualShock repetido desde o primeiro PlayStation. As principais serão os gatilhos adaptáveis, que simulam resistência como ao puxar um arco e disparar uma flecha, ou ao frear um carro com ABS, e o feedback tátil, que cria simulações realistas de movimentos, trepidações e texturas, similar ao que já existe nos controles JoyCon do Switch.

O PS5 será lançado no final do ano. O preço do console ainda não foi anunciado.

O post Controle DualSense do PS5 pode interpretar sons para criar vibrações apareceu primeiro em Outer Space.