Outer Space Criador de Returnal elogia a Sony por coragem em apoiar projeto arriscado

Criador de Returnal elogia a Sony por coragem em apoiar projeto arriscado

O co-fundador e CEO do estúdio Housemarque agradeceu e elogiou a Sony por ter apostado em um jogo experimental como Returnal. O exclusivo do PlayStation 5 será lançado nesta sexta-feira, 30 de abril, e até agora tem sido agraciado com notas altas e aplausos da crítica. A relação entre a Sony o estúdio finlandês Housemarque… O post Criador de Returnal elogia a Sony por coragem em apoiar projeto arriscado apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Criador de Returnal elogia a Sony por coragem em apoiar projeto arriscado

Criador de Returnal elogia a Sony por coragem em apoiar projeto arriscado

Outerspace

O co-fundador e CEO do estúdio Housemarque agradeceu e elogiou a Sony por ter apostado em um jogo experimental como Returnal. O exclusivo do PlayStation 5 será lançado nesta sexta-feira, 30 de abril, e até agora tem sido agraciado com notas altas e aplausos da crítica.

A relação entre a Sony o estúdio finlandês Housemarque vem desde 2007, quando Super Stardust HD foi lançado no PlayStation 3. Desde então o estúdio experimentou com variações no estilo bullet-hell que o consagrou desde o primeiro lançamento, Stardust para o computador Amiga. O mais popular foi Resogun, lançado para PS3, PS4 e PS Vita em 2013.

Em uma carta publicada no site oficial do estúdio, o líder do Housemarque, Ilari Kuittinen, reconheceu que seu projeto mais recente era uma proposta “muito arriscada” para a Sony e agradeceu pelo apoio.

“Queríamos enfrentar o desafio de descobrir como poderíamos traduzir nossa experiência em jogos 2D de arcade para um jogo de ação em terceira pessoa. Por outro lado, ainda era muito incerto se conseguiríamos ir além da fase de protótipo e convencer a Sony a continuar financiando um novo conceito não comprovado”, comentou Kuittinen.

“O conceito era ridiculamente ambicioso e, olhando para trás, nós, como empresa, não estávamos totalmente valorizando o desafio à nossa frente e como poderia ser difícil enfrentá-lo”.

“Na época em que os editores de jogos estão assumindo cada vez menos riscos criativos, estamos realmente gratos ao nosso parceiro de publicação Sony, que nos deu a oportunidade de trabalhar em algo muito arriscado e deu um suporte fantástico durante todo o projeto. Somos eternamente gratos por ter essa oportunidade”.

A julgar pelas primeiras análises de Returnal, a aposta da Sony parece ter valido a pena. O jogo tem sido bastante elogiado por sua jogabilidade ágil e fator replay, bem como pelos gráficos e enredo.

“Returnal é um pesadelo implacável que é um sonho de jogar”, escreveu o avaliador da revista Game Informer, que deu a nota 9.5/10 ao jogo. “A jornada é cheia de horror e descobertas terríveis, mas também de curiosidade e admiração desenfreadas”.

“Returnal é constantemente perturbador e desafiador. Sua história misteriosa e ação exigente parecem intensas, urgentes e frescas”, acrescentou o avaliador do site Gamespot. “O combate rápido consegue parecer incrivelmente assustador, beirando a opressão, sem nunca se tornar realmente intransponível. Cada momento é uma corrida, ou porque você mal evitou um laser roxo gigante ou porque você não tem ideia de por que há um astronauta da era Apollo seguindo cada movimento seu. Você precisa ser um pouco corajoso para jogar Returnal? Sim. Você precisa ter fome de punição? Isso ajuda. Dizem que qualquer coisa que valha a pena deve assustar você pelo menos um pouco. Não tenho certeza se isso sempre é verdade, mas Returnal é um caso forte”.

A nota média de Returnal no agregador Metacritic está em 86/100.

O post Criador de Returnal elogia a Sony por coragem em apoiar projeto arriscado apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas