Criador de Sonic, Yuji Naka confessa culpa em caso de “insider trading”
OuterspaceO co-criador de Sonic the Hedgehog, Yuji Naka, confessou ter participado de um esquema de negociação com informações privilegiadas na Square Enix.
Naka foi preso em novembro de 2022 sob a suspeita de ter participado do esquema com outros ex-funcionários da Square Enix, e lucrado cerca de 145 mil dólares com a compra e venda de ações de uma produtora que foi contratada para desenvolver um novo Dragon Quest para celulares.
Em julgamento do caso no Tribunal Distrital de Tóquio, Naka admitiu que “não havia dúvida” de que ele havia feito o que estava sendo acusado.
Enquanto estava trabalhando em Balan Wonderworld para a Square Enix, Naka tomou conhecimento que a produtora japonesa Aiming estava trabalhando em um novo jogo para celular da série Dragon Quest, chamado Dragon Quest Tact, antes do projeto ser oficialmente anunciado. Ele então teria comprado aproximadamente 10.000 ações da Aiming por cerca de 2,8 milhões de ienes (cerca de US$ 20.000), com a intenção de vendê-las novamente assim que o jogo fosse anunciado e o valor das ações aumentasse.
Naka foi preso pela segunda vez em dezembro, por outra suspeita de uso de informações privilegiadas para lucro pessoal, desta vez relacionadas ao desenvolvimento de Final Fantasy VII: The First Soldier com o estúdio ATeam Entertainment.
No caso em andamento, a declaração inicial do promotor afirmava que Naka acessou um site contendo materiais e atas de reuniões de investimento e soube da existência do desenvolvimento conjunto dos novos jogos Final Fantasy e Dragon Quest.
Ao todo, Naka teria comprado 130.000 ações das produtoras e obtido um lucro de mais de 20 milhões de ienes (US$ 146.000) com a venda.
A prisão e a agora provável condenação de Naka é mais um capítulo em sua trágica e curta história na Square Enix, onde foi contratado para desenvolver Balan Wonderworld. O jogo foi considerado um dos piores lançamentos da história recente da Square Enix e teve a média de avaliações na casa dos 30% no agregador Metacritic. Como se não bastasse, Naka posteriormente processou a Square Enix, alegando que ele foi removido do projeto seis meses antes do lançamento.
Além de Naka, dois ex-funcionários da Square, Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki, também foram acusados de envolvimento com “insider trading”. A editora de Final Fantasy se comprometeu a trabalhar com as autoridades sobre o assunto.
O post Criador de Sonic, Yuji Naka confessa culpa em caso de “insider trading” apareceu primeiro em Outer Space.