Criador de Sonic, Yuji Naka é preso no Japão

Três ex-funcionários da Square Enix, incluindo o criador de Sonic, Yuji Naka, foram presos em uma investigação sobre “insider trading”, o uso de informação privilegiada para obter lucros no mercado de ações. O ex-chefe do Sonic Team e programador de Sonic the Hedgehog foi preso juntamente com Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki, dois ex-funcionários da… O post Criador de Sonic, Yuji Naka é preso no Japão apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Criador de Sonic, Yuji Naka é preso no Japão

Criador de Sonic, Yuji Naka é preso no Japão

Outerspace

Três ex-funcionários da Square Enix, incluindo o criador de Sonic, Yuji Naka, foram presos em uma investigação sobre “insider trading”, o uso de informação privilegiada para obter lucros no mercado de ações.

O ex-chefe do Sonic Team e programador de Sonic the Hedgehog foi preso juntamente com Taisuke Sazaki e Fumiaki Suzuki, dois ex-funcionários da Square Enix que usaram seu conhecimento de um negócio envolvendo a produção de um jogo da série Dragon Quest para comprar ações da produtora do jogo, uma parceira da Square Enix, antes que elas se valorizassem.

Segundo o site de notícias japonês FNN Prime Online, Sazaki e Suzuki compraram ações da desenvolvedora japonesa Aiming, pouco antes de ser anunciado que estava trabalhando em um novo jogo Dragon Quest para aparelhos celulares.

Os dois supostamente compraram cerca de 47 milhões de ienes (cerca de 336.300 dólares) em ações da Aiming, pouco antes de ser anunciado publicamente que a produtora estava desenvolvendo Dragon Quest Tact. Segundo o FNN, o Departamento de Investigação Especial do Ministério Público do Distrito de Tóquio também prendeu Naka por esse motivo durante a investigação.

Enquanto estava trabalhando em Balan Wonderworld para a Square Enix, Naka comprou aproximadamente 10.000 ações da Aiming por cerca de 2,8 milhões de ienes (20.000 dólares).

Após a prisão dos dois suspeitos originais, a Square Enix divulgou uma declaração oficial confirmando que os dois eram ex-funcionários e disse que está colaborando com as autoridades na investigação.

“Hoje, alguns meios de comunicação informaram que os ex-funcionários da Square Enix estavam sob investigação por suspeita de uso de informações privilegiadas”, diz o comunicado.

“Temos cooperado plenamente com as solicitações da Securities and Exchange Surveillance Commission. Como a investigação do Ministério Público do Distrito de Tóquio está em andamento, continuaremos a cooperar totalmente com a investigação”.

“Lamentamos profundamente a grande preocupação que isso causou a todos os envolvidos. Lidamos com este incidente estritamente, incluindo ações disciplinares internas tomadas contra os funcionários suspeitos”.

A relação de Naka com a Square Enix já estava abalada por conta do desenvolvimento de Balan Wonderworld, que foi tão mal sucedido que rendeu um processo do programador contra a editora, sob a alegação que ele foi removido do projeto seis meses antes do lançamento.

O post Criador de Sonic, Yuji Naka é preso no Japão apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas