Criador do computador MSX vai lançar o MSX 3

O engenheiro responsável pelo computador MSX, que fez enorme sucesso no Brasil e Japão na década de 80, anunciou uma aliança com a empresa D4 Enterprise para lançar o MSX 3, na forma de um novo computador completo, com hardware moderno. Kazuhiko Nishi, que nos anos 80 fundou a ASCII Corporation e lançou o MSX… O post Criador do computador MSX vai lançar o MSX 3 apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Criador do computador MSX vai lançar o MSX 3

Criador do computador MSX vai lançar o MSX 3

Outerspace

O engenheiro responsável pelo computador MSX, que fez enorme sucesso no Brasil e Japão na década de 80, anunciou uma aliança com a empresa D4 Enterprise para lançar o MSX 3, na forma de um novo computador completo, com hardware moderno.

Kazuhiko Nishi, que nos anos 80 fundou a ASCII Corporation e lançou o MSX em uma joint-venture com a Microsoft, hoje faz parte de um grupo de preservação da plataforma MSX, o MSX Association, que por sua vez está se unido à editora japonesa D4 Enterprise, especializada em jogos antigos, para lançar o MSX 3.

O projeto do “MSX da próxima geração” começou como um hardware de expansão para ser acoplado ao MSX 1 ou MSX 2, mas agora a D4 resolveu montar um computador completo com a tecnologia, que tem CPU baseada na arquitetura Arm e suporta as linguagens C, Python e LISP, e um slot de baia opcional para DVDs ou discos Blu-Ray.

Naturalmente, o MSX 3 será compatível com versões anteriores do hardware, mas o próprio Nishi orienta os fãs a não se limitarem a ferramentas antigas de desenvolvimento e pede que eles adotem tecnologias modernas, pensando na preservação do MSX em longo prazo.

“Talvez eu esteja pedindo a todos os usuários em potencial que parem de escrever código z80 e r800 e escrevam apenas em ferramentas de alto nível para código VM de 64 bits para compatibilidade binária de longo prazo, em X86, ARM32, ARM64, RISC V”, disse o engenheiro.

Mais detalhes sobre o MSX 3 serão anunciados nos próximos meses e Nishi adianta que haverá três produtos disponíveis até o final do ano: o MSX Engine 3 “para construtores de sistemas OEM e hobby”, um teclado “Pro” e um “Light” e cartucho MSX 3 IOT para ser usado sozinho ou em conjunto com hardware do MSX ou MSX 2.

O MSX foi a plataforma que gerou algumas das maiores franquias de jogos japoneses, entre elas a série Metal Gear. Em 2004, a ASCII Corporation acabou sendo incorporada à Kadokawa Group Holdings, editora dona da From Software, de Elden Ring, e atua quase que exclusivamente na publicação de revistas e mangás.

O post Criador do computador MSX vai lançar o MSX 3 apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas