Outer Space Deputados britânicos querem lei contra cambistas de PS5 e Xbox

Deputados britânicos querem lei contra cambistas de PS5 e Xbox

Um grupo de deputados britânicos apresentou uma proposta de lei para impedir a ação de cambistas que revenderam os consoles PS5 e Xbox Series X|S com grande margem de lucro recentemente, tornando os consumidores vítimas de preços abusivos. Seis deputados do partido Scottish National Party apresentaram uma moção esta semana, pedindo propostas legislativas que “proíbam… O post Deputados britânicos querem lei contra cambistas de PS5 e Xbox apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Deputados britânicos querem lei contra cambistas de PS5 e Xbox

Deputados britânicos querem lei contra cambistas de PS5 e Xbox

Outerspace

Um grupo de deputados britânicos apresentou uma proposta de lei para impedir a ação de cambistas que revenderam os consoles PS5 e Xbox Series X|S com grande margem de lucro recentemente, tornando os consumidores vítimas de preços abusivos.

Seis deputados do partido Scottish National Party apresentaram uma moção esta semana, pedindo propostas legislativas que “proíbam a revenda de consoles de jogos e componentes de computador a preços muito acima do preço de varejo recomendado pelo fabricante”.

A proposta recomenda ao governo do Reino Unido tornar proibida a revenda de bens adquiridos usando bots automatizados. Esses são programas que identificam a entrada de itens em estoque nas lojas e fazem a compra instantaneamente, antes que os consumidores comuns tenham uma oportunidade por vias normais.

Os deputados sugerem a implementação de propostas legislativas semelhantes às apresentadas para a venda de ingressos por cambistas, que exigem que os revendedores sejam transparentes quanto à sua identidade e detalhes dos assentos.

“Novos lançamentos de consoles de jogos e componentes de computador devem estar disponíveis para todos os clientes por não mais do que o preço de varejo recomendado pelo fabricante, e não devem ser comprados em grandes quantidades pelo uso de bots automatizados que muitas vezes contornam as quantidades máximas de compra impostas pelo varejista”.

A proposta afirma que a ação de banir os bots “[negaria] a fornecedores inescrupulosos a chance de obterem grandes lucros às custas de jogadores e usuários de videogames genuínos, ao mesmo tempo em que desencorajaria atividades cibercriminosas fraudulentas”.

O problema com os cambistas de artigos de tecnologia não é novo e já ocorre com gadgets como o iPhone, mas parece ter sido extrapolado no lançamento do PS5 e Xbox Series X|S. Com softwares cada vez mais eficientes, os cambistas desta vez esgotaram os estoques das lojas na Europa em tempo recorde, causando revolta nos consumidores comuns.

Um levantamento recente calculou que os cambistas do PS5 obtiveram mais de US$ 28 milhões em lucros com o console somente por meio do site de leilões eBay.

No Brasil, onde o problema com a revenda é menor, o PS5 e o Xbox Series X seguem esgotados e com expectativa de volta às lojas em janeiro. Quem tem pressa em obter um console pode recorrer aos sites de revenda, onde o preço atualmente está cerca de o dobro daquele praticado normalmente nas lojas.

O post Deputados britânicos querem lei contra cambistas de PS5 e Xbox apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas