Dreams é aclamado nas primeiras análises

Em desenvolvimento por quase uma década, Dreams foi finalmente lançado hoje no PlayStation 4. A reação ao jogo completo tem sido entusiasmada, embora o potencial do jogo/ferramenta de criação mal começou a ser explorado. Dreams está com a média 91/100 no agregador Metacritic e por enquanto a nota mais baixa é 85/100, atribuída por um… O post Dreams é aclamado nas primeiras análises apareceu primeiro em Outer Space.

Dreams é aclamado nas primeiras análises

Dreams é aclamado nas primeiras análises

Outerspace

Em desenvolvimento por quase uma década, Dreams foi finalmente lançado hoje no PlayStation 4. A reação ao jogo completo tem sido entusiasmada, embora o potencial do jogo/ferramenta de criação mal começou a ser explorado.

Dreams está com a média 91/100 no agregador Metacritic e por enquanto a nota mais baixa é 85/100, atribuída por um avaliador que também se encantou pelo jogo, mas ainda considera o controle DualShock um pouco inconveniente para uma ferramenta de criação tão poderosa.

A maior novidade da versão final, a aventura Art’s Dream criada pela Media Molecule, está sendo considerada uma pequena obra-prima pelos avaliadores. Esta é bem curta, entretanto, e pode ser completada em apenas duas horas, mas a Media Molecule está comprometida em criar mais conteúdo oficial para o jogo.

“Art’s Dreams é sim didático na maneira como exibe as características desse complexo mecanismo, mas também conta uma história profunda, articulada e inesperadamente madura”, escreveu o site italiano Spazio Games, responsável pela nota mais baixa.

“Dreams inclui uma campanha curta, conhecida como Art’s Dream, que foi criada inteiramente no Dreams com o mesmo conjunto de ferramentas que todo sonhador agora tem acesso”, escreveu o site PlayStation Universe. “É descrito como ‘uma história musical interativa, com duração de filme, mostrando o que é possível em Dreams’. É absolutamente fantástico do começo ao fim. Sempre achei estranho quando, depois de um bom filme, as pessoas no cinema se levantam e aplaudem, mas na conclusão do Art’s Dream, eu posso ou não ter celebrado com alegria e aplaudido de pé”. A nota foi 10/10.

Sobre a ferramenta de criação, o consenso é que ela é bem complexa e exige dedicação do usuário para ser entendida. Mas mesmo aqueles que não pretendem se tornar designer de jogos terão um jogo infinito graças às criações de outras pessoas, que são curadas e categorizadas pela Media Molecule.

“Parte do entretenimento de jogar os jogos de outras pessoas decorre da novidade de saber que eles usaram as mesmas ferramentas que você (“Como eles fizeram isso?!”), mas eu também joguei muitas coisas divertidas por si só, de jogos simples de quebra-cabeça a plataformas inteligentes e jogos de arcade. O trabalho de um usuário com Geometry Wars é tão polido que você pode facilmente confundi-lo com o verdadeiro. Um protótipo de Bomberman 3D já parece melhor do que qualquer título oficial da Konami lançado em anos. Nesse momento, a maioria das ofertas são experiências pequenas ou trabalhos em andamento, mas Dreams só ficou em acesso antecipado por algumas semanas e a quantidade de conteúdo está se expandindo exponencialmente”, escreveu a revista Game Informer, que deu a nota 9.5/10.

Veja outras notas já publicadas:

IGN – 9/10
GamePro – 93/100
TheReviewGeek – 9/10
Push Square – 10/10
Gamerheadquarters – 9/10
God is a Geek – 10/10
IGN Spain – Spanish – 8.7/10
Jack of All Controllers – 9.5/10
Hobby Consolas – 88/100
Everyeye.it – 90/100
Spaziogames – 8.5/10.0
OPM UK – 100/100

Dreams está disponível no PlayStation 4 por R$ 164. Veja o trailer de lançamento:

O post Dreams é aclamado nas primeiras análises apareceu primeiro em Outer Space.