Outer Space Engenheiro da Sony diz que ventilador é responsável pelo tamanho do PlayStation 5

Engenheiro da Sony diz que ventilador é responsável pelo tamanho do PlayStation 5

O grande ventilador revelado em vídeo na semana passada é o principal culpado pelo tamanho geral do PlayStation 5, segundo um engenheiro-chave por trás do hardware. Com proporções de 39 cm x 26 cm x 10 cm, o PS5 é o maior console da Sony até hoje e maior até que o rival Xbox Series… O post Engenheiro da Sony diz que ventilador é responsável pelo tamanho do PlayStation 5 apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Engenheiro da Sony diz que ventilador é responsável pelo tamanho do PlayStation 5

Engenheiro da Sony diz que ventilador é responsável pelo tamanho do PlayStation 5

Outerspace

O grande ventilador revelado em vídeo na semana passada é o principal culpado pelo tamanho geral do PlayStation 5, segundo um engenheiro-chave por trás do hardware.

Com proporções de 39 cm x 26 cm x 10 cm, o PS5 é o maior console da Sony até hoje e maior até que o rival Xbox Series X, que tem hardware parecido. As dimensões generosas do console são consequência de seu sistema de refrigeração, necessário para o funcionamento de um hardware naturalmente muito poderoso e que, por opção dos engenheiros da Sony, têm chips funcionando em frequências mais altas que no console rival.

Ootori Yasuhiro, o chefe da equipe de design mecânico e térmico do PS5 que fez o desmonte do console na semana passada, explicou em uma entrevista ao site japonês Nikkei Xtech que um grande ventilador era necessário para resfriar ambos os lados da placa principal do console igualmente.

Mas o engenheiro afirmou que o PlayStation 5 poderia ter sido menor se a Sony tivesse optado por instalar dois ventiladores menores – um para cada lado do console. No entanto, controlar vários ventiladores seria mais difícil do que o projeto atual e também aumentaria o custo de fabricação do hardware.

“Era possível desenvolver o PlayStation 5 para ser menor. Por exemplo, ao implementar dois ventiladores de resfriamento, um para o lado A e o lado B, o tamanho do PlayStation 5 teria sido reduzido ”, disse Yasuhiro.

“No entanto, há naturalmente um custo adicional associado a dois ventiladores. Além disso, controlar a funcionalidade de dois ventiladores é mais difícil do que apenas um. Com esses obstáculos adicionais em mente, decidimos resfriar os dois lados da placa principal com uma grande ventoinha”.

Jornalistas e Youtubers japoneses que puderam conhecer o PS5 antecipadamente teceram elogios ao sistema de resfriamento do console e expressaram surpresa com o quão silencioso ele opera em comparação com o PlayStation 4.

A revista Dengeki disse que “o silêncio do ventilador foi mais impressionante do que os tempos de carregamento”, enquanto o jornalista do 4Gamer escreveu: “Comecei a jogar um dos títulos de lançamento, Godfall, e depois de algum tempo, verifiquei [a temperatura]. A brisa vinda dos dutos era suave e não parecia excessivamente quente”, escreveu.

“Como mencionado anteriormente, a brisa dos dutos estava leve e eu mal consegui ouvir o que acredito ser a rotação do ventilador”, acrescentou.

O baixo ruído de operação parece ter sido um ponto importante para os engenheiros da Sony e da Microsoft. Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X têm sido elogiado por seus sistemas de resfriamento silenciosos, embora a solução deste último aparentemente produza intenso calor.

O post Engenheiro da Sony diz que ventilador é responsável pelo tamanho do PlayStation 5 apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas