Outer Space Estúdio de Perfect Dark da Microsoft tem debandada e já perdeu metade da equipe

Estúdio de Perfect Dark da Microsoft tem debandada e já perdeu metade da equipe

O estúdio The Initiative da Microsoft, que está incumbido da reinicialização da franquia Perfect Dark para o Xbox, perdeu cerca de metade de sua equipe original no último ano, incluindo a maioria dos funcionários mais experientes. Segundo uma apuração feita pelo site VGC através do LinkedIn, cerca de 34 membros da equipe original do The… O post Estúdio de Perfect Dark da Microsoft tem debandada e já perdeu metade da equipe apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Estúdio de Perfect Dark da Microsoft tem debandada e já perdeu metade da equipe

Estúdio de Perfect Dark da Microsoft tem debandada e já perdeu metade da equipe

Outerspace

O estúdio The Initiative da Microsoft, que está incumbido da reinicialização da franquia Perfect Dark para o Xbox, perdeu cerca de metade de sua equipe original no último ano, incluindo a maioria dos funcionários mais experientes.

Segundo uma apuração feita pelo site VGC através do LinkedIn, cerca de 34 membros da equipe original do The Initiative deixaram a empresa nos últimos meses. Entre esses estão o diretor Dan Neuburger, o diretor de design Drew Murray, o designer de fases chefe Chris O’Neill, o principal construtor de mundos Jolyon Myers, dois designers de sistemas seniores, um grupo de três ex-designers de God of War, dois escritores veteranos de Perfect Dark, o diretor técnico do projeto, o diretor de arte técnica e os líderes de engenharia de jogabilidade, animação e controle de qualidade, entre outros.

De acordo com o LinkedIn, o The Initiative tem agora menos de 50 funcionários, sendo que 12 deles foram contratados no último ano. Atualmente o estúdio tem apenas três vagas sendo anunciadas para repor a equipe, o que indica que o desenvolvimento de Perfect Dark pode ter migrado em sua maior parte para o Crystal Dynamics, que foi anunciado como estúdio co-produtor no ano passado.

O Crystal Dynamics, que foi responsável pela bem-sucedida reinicialização de Tomb Raider, está envolvido no projeto desde setembro de 2021.

Vários ex-desenvolvedores seniores citaram a falta de autonomia criativa e o lento progresso do desenvolvimento como o motivo de suas saídas e teriam descrito o êxodo do estúdio como “rápido e furioso”, com o o projeto sendo “fortemente afetado”.

“Não é uma tarefa fácil construir um estúdio e reinventar uma franquia amada”, disse o chefe do estúdio, Darrell Gallagher, ao site VGC. “Ao criar a The Initiative, nos propusemos a alavancar parcerias de co-desenvolvimento para alcançar nossas ambições, e estamos muito empolgados com todo o progresso que estamos vendo em nosso relacionamento com a Crystal Dynamics”.

“Nesta jornada, não é incomum haver mudanças na equipe, especialmente durante um período de turbulência global nos últimos dois anos, e há muito mais trabalho pela frente para entregar uma fantástica experiência Perfect Dark aos nossos jogadores. Desejamos a todos os nossos ex-colegas o melhor e estou confiante na equipe que temos, nos novos talentos se juntando e mal podemos esperar para compartilhar mais com os fãs”.

O The Initiative foi fundado em 2018, durante a expansão do portfólio de estúdios do Xbox. O estúdio era liderado pela dupla de ex-Crystal Dynamics Darrell Gallagher e Daniel Neuburger, sendo que este deixou a empresa no mês passado.

Alguns ex-desenvolvedores atribuíram a onda de saídas à frustração entre os talentos seniores sobre a direção do projeto estabelecida por Gallagher e Neuburger, que estariam praticando uma hierarquia de desenvolvimento muito “de cima para baixo”, com forte controle sobre as decisões criativas.

O reboot de Perfect Dark foi anunciado para o Xbox Series X|S em 2020 com um trailer teaser, e nunca mais foi visto desde então.

O post Estúdio de Perfect Dark da Microsoft tem debandada e já perdeu metade da equipe apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas