Ex-Xbox diz que produtoras terão que se adaptar à diferença do SSD do PS5 para o XSX

A diferença de velocidade do SSD do PlayStation 5 para a unidade do Xbox Series X deve representar um desafio para os produtores de jogos multiplataforma e exigir soluções criativas. Na opinião de um ex-desenvolvedor do Xbox e atualmente funcionário do setor de Mixed Reality da Microsoft, algumas soluções podem incluir a criação de elevadores… O post Ex-Xbox diz que produtoras terão que se adaptar à diferença do SSD do PS5 para o XSX apareceu primeiro em Outer Space.

Ex-Xbox diz que produtoras terão que se adaptar à diferença do SSD do PS5 para o XSX

Ex-Xbox diz que produtoras terão que se adaptar à diferença do SSD do PS5 para o XSX

Outerspace

A diferença de velocidade do SSD do PlayStation 5 para a unidade do Xbox Series X deve representar um desafio para os produtores de jogos multiplataforma e exigir soluções criativas. Na opinião de um ex-desenvolvedor do Xbox e atualmente funcionário do setor de Mixed Reality da Microsoft, algumas soluções podem incluir a criação de elevadores conectando partes do cenário na versão para Xbox Series X.

Conversando com o canal Iron Lords Podcast, William Stillwell, que trabalhou nos sistemas de retrocompatibilidade e xCloud do Xbox, especulou sobre como os desenvolvedores poderiam lidar com o que parece ser a principal vantagem do PS5 sobre o Xbox Series X e um trufo da Sony na hora de criar jogos com cenários altamente complexos.

“Então, a capacidade de um desenvolvedor de jogos de olhar e dizer ‘Ok, eu estou construindo este jogo e quero ter uma transição perfeita, sem telas de carregamento no [PS5], mas também quero vender no Xbox, o que vou fazer para gerenciar esse tipo de coisa?”, ponderou Stillwell. “Como serão os truques e as técnicas, então – só estou inventando – talvez haja elevadores na versão Xbox Series X e não na versão do PS5. Ainda não sei como eles resolverão o problema, mas eles aprenderão a resolver e descobrirão maneiras de contornar isso”.

Elevadores e corredores foram dois artifícios comuns usados nos jogos atuais que a Sony diz que podem ser eliminados nos jogos do PS5 graças ao SSD de alta-velocidade. A ideia é que, atualmente, os jogos precisam criar artifícios como os elevadores para dar tempo das texturas de um novo cenário serem carregadas em áreas de transição, mas isso não será mais necessário quando se tem um SSD capaz de carregar muitos gigabytes de texturas e modelos 3D instantaneamente, ou na velocidade que o jogador consegue girar o controle para observar o cenário.

Outra solução seria simplesmente não utilizar toda a velocidade do SSD do PS5 nos jogos multiplataforma, o que facilitaria o trabalho dos desenvolvedores.

Apesar do SSD ser um ponto de vantagem para o PS5 sobre o Xbox Series X, o console da Microsoft tem especificações superiores em outros aspectos, incluindo a CPU e a GPU.

O PlayStation 5 e o Xbox Series X serão lançados no final de 2020.

O post Ex-Xbox diz que produtoras terão que se adaptar à diferença do SSD do PS5 para o XSX apareceu primeiro em Outer Space.