Outer Space Fim do Stadia pegou desenvolvedores e os próprios funcionários do Google de surpresa

Fim do Stadia pegou desenvolvedores e os próprios funcionários do Google de surpresa

Embora fosse especulado há algum tempo, o anúncio do fim do Google Stadia surpreendeu muitos ontem. Entre eles, funcionários do próprio Stadia, que souberam do fim próximo de seu emprego apenas 45 minutos antes do anúncio oficial do Google, de acordo com o site 9to5gooogle. Mas também os desenvolvedores que contrataram para lançar seus futuros… O post Fim do Stadia pegou desenvolvedores e os próprios funcionários do Google de surpresa apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Fim do Stadia pegou desenvolvedores e os próprios funcionários do Google de surpresa

Fim do Stadia pegou desenvolvedores e os próprios funcionários do Google de surpresa

Outerspace

Embora fosse especulado há algum tempo, o anúncio do fim do Google Stadia surpreendeu muitos ontem. Entre eles, funcionários do próprio Stadia, que souberam do fim próximo de seu emprego apenas 45 minutos antes do anúncio oficial do Google, de acordo com o site 9to5gooogle. Mas também os desenvolvedores que contrataram para lançar seus futuros jogos no Stadia e que descobriram as novidades ao mesmo tempo que o resto do mundo.

As reações desses grupos nas redes sociais são esclarecedoras sobre a situação do desenvolvimento da plataforma Google. Entre aqueles que viam como inevitável o encerramento do serviço, vários desenvolvedores afirma terem sido pegos de surpresa, sendo que alguns inclusive tinham projetos em desenvolvimento para a plataforma.

Informações vazadas do Google mostraram que o Stadia havia alcançado apenas 40.000 usuários alguns meses após seu lançamento, quando ainda tinha a seu favor o fator novidade e a curiosidade do público. No entanto, muitos desenvolvedores continuaram a adaptar seus jogos antigos ou futuros na plataforma por um bom motivo: o Google oferecia a eles boa compensação financeira, o suficiente para pagar o trabalho de desenvolvimento, mesmo que as vendas não acontecessem.

“O fracasso do serviço não é surpresa”, escreveu Aadit Doshi, programador de jogabilidade da Rocksteady Studios. “Para ser justo, o Google Stadia enfrentou dificuldades terríveis nos últimos 3 anos, tendo que lidar com uma pandemia global forçando as pessoas a recorrer ao entretenimento online e falta de consoles e placas gráficas, criando alta demanda por alternativas. Se eles chegassem ao mercado em um momento melhor…”.

Nem todos os desenvolvedores tiveram palavras de simpatia ao Google, e a maioria reclama diretamente do futuro econômico de seu estúdio, bem como da falta de comunicação da empresa com os estúdios co-contratados. Este é particularmente o caso de Tom Vian, da SFB Games, que lançaria o jogo Tangle Tower amanhã e que descobriu a morte do Stadia na imprensa como todos os outros.

“Eu sei que todo mundo está se divertindo muito rindo disso, mas o Stadia teve a melhor receita de desenvolvimento de qualquer serviço de streaming, e o lançamento do Hyper Gunsport iria recuperar nossos custos de desenvolvimento. Estávamos lançando lá em novembro e agora estamos em uma situação muito mais difícil”, lamentou Brandon Sheffield, diretor do Necrosoft Games.

As questões financeiras são inúmeras, como para Mike Rose da No More Robots. “Ai meu Deus”, exclamou ele. “Temos um jogo chegando ao Stadia em novembro. Quem quer adivinhar que o Google se recusará a nos pagar o dinheiro que nos deve por isso?”.

Felizmente, um tweet mais recente da chefe do estúdio Olde Sküül, Rebecca Heineman, mostra que o Google entrou em contato com alguns de seus desenvolvedores.

“Afogando minhas mágoas com Root Beer Diet Dad. Pelo menos o Google entrou em contato conosco e está trabalhando para diminuir a dor devido ao cancelamento do nosso título de estádios. Pelo menos será em outras plataformas, mas ainda assim. Ai. #stadia, #ouch, #rip, #googlestadia”, comentou Heineman.

O Stadia será encerrado definitivamente em janeiro. O serviço jamais foi lançado no Brasil, tendo ficado restrito até hoje à América do Norte e Europa.

O post Fim do Stadia pegou desenvolvedores e os próprios funcionários do Google de surpresa apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas