Homem-Aranha foi oferecido à Microsoft antes de Sony criar sucessos
OuterspaceA licença para criar jogos baseados no Homem-Aranha poderia ter caído nas mãos da Microsoft e o Xbox, privando a Sony e seu PlayStation dos exclusivos de grande sucesso Marvel’s Spider-Man e a sequência Miles Morales. Isso é o que contou Jay Ong, vice-presidente executivo e diretor da Marvel Games, em um trecho do livro The Ultimate History of Video Games Vol. 2 assinado por Steven L. Kent.
Insatisfeito com as produções da Activision que foram licenciadas ao longo dos anos 2000, Ong conta que partiu em busca de uma nova editora para explorar a propriedade intelectual do Homem-Aranha. Em uma forma de licitação para encontrar “um refúgio ideal” para o personagem, onde ele provavelmente floresceria, Ong procurou as fabricantes do Xbox e PlayStation para negociar uma parceria exclusiva. E a Microsoft, segundo o líder da Marvel, teria preferido recusar a oferta para focar em suas próprias propriedades intelectuais.
A Sony, por seu lado, teria sido mais receptiva. Em uma reunião entre Ong, Adam Boyes e John Drake, então encarregados das negociações de terceiros na PlayStation, foi então realizada em agosto de 2014, em Burbank, para lançar as bases para a nova parceria ambiciosa. “Eu disse: ‘Nós temos o sonho mais crível de vencer Arkham (a série Batman da Rocksteady) e ter pelo menos um jogo, se não vários, provavelmente contribuindo para a adoção de seu console'”, revelou Ong.
Depois disso, a Sony teria apresentado um projeto preliminar, propondo a produção de um primeiro jogo do Homem-Aranha com recursos AAA, confiado ao estúdio Insomniac, ainda independente na época, mas já considerado “um dos mais importantes” aliados do fabricante. A sequência é história, já que Marvel’s Spider-Man foi um sucesso monumental, com seus 20 milhões de cópias vendidas, e outros 6,5 milhões do spin-off Miles Morales, lançado junto do PS5 em 2020.
O estúdio Insomniac acabou incorporado aos estúdios mundiais da Sony e hoje a parceria foi ampliada a outra licença. Além de Marvel’s Spider-Man 2 em desenvolvimento para o PS5, o estúdio californiano também está trabalhando duro em outra franquia de prestígio da Marvel, Wolverine.
O post Homem-Aranha foi oferecido à Microsoft antes de Sony criar sucessos apareceu primeiro em Outer Space.