Outer Space Lançamento do PlayStation 5 frustra compradores no Brasil e Europa

Lançamento do PlayStation 5 frustra compradores no Brasil e Europa

Produto mais cobiçado de 2020, o PlayStation 5 tem causado frustração nos consumidores em todo o mundo por conta de uma combinação de escassez de estoque, desorganização dos varejistas e a ação cada vez mais intensa dos cambistas. No Brasil, passados cinco dias desde o lançamento do console, a maioria dos que compraram no período… O post Lançamento do PlayStation 5 frustra compradores no Brasil e Europa apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Lançamento do PlayStation 5 frustra compradores no Brasil e Europa

Lançamento do PlayStation 5 frustra compradores no Brasil e Europa

Outerspace

Produto mais cobiçado de 2020, o PlayStation 5 tem causado frustração nos consumidores em todo o mundo por conta de uma combinação de escassez de estoque, desorganização dos varejistas e a ação cada vez mais intensa dos cambistas.

No Brasil, passados cinco dias desde o lançamento do console, a maioria dos que compraram no período de pré-venda ainda não recebeu o videogame da nova geração. Em muitos casos, a entrega tem sido agendada para o final de dezembro e algumas são prometidas para 2021 apenas.

O problema tem afetado todos os principais varejistas que participaram da pré-venda do PS5 no Brasil (Amazon, Magazine Luiza, Kabum e lojas dos grupos B2W e Via Varejo) e a justificativa de todas é a mesma: a Sony não entregou o estoque previsto a tempo. A reposição do estoque tem sido feita aos poucos pela Sony e as lojas seguem abrindo novas janelas de oferta do produto, que tendem a encerrar em poucos minutos. A promessa agora é de entrega por ordem do pedido, sendo que aqueles que compraram em setembro ou outubro podem receber o console ainda este mês, mas os pedidos a partir de agora são prometidos para 2021 apenas.

No mercado paralelo, o PS5 tem sido ofertado a preços que passam de R$ 10 mil, enquanto outros oferecem o console a um preço menor que o oficial no Brasil, levantando suspeitas.

Fora do Brasil, comprar um PS5 e receber o console ainda em 2020 parece uma tarefa ainda mais difícil, dada a intensidade da ação dos cambistas. Uma reportagem do site BusinessInsider revela que o grupo de revendedores conhecido como CrepChiefNotify conseguiu comprar mais de 3.500 unidades do PS5 alocadas para o Reino Unido, uma quantidade de consoles que não estava disponível nem mesmo para os canais oficiais de revenda. O grupo agora espera vender os consoles com ágil, em uma operação extremamente lucrativa que tem sido aprimorada nos últimos anos.

Aparentemente, 1.000 consoles oferecidos pelo CrepChiefNotify já foram vendidos, restando cerca de outros 2.500 que provavelmente enriquecerão os agenciadores do grupo em questão, que por sua vez se mostra bem organizado e tem inclusive um serviço de assinatura que permite tirar proveito de sistemas automatizados para comprar itens cobiçados pela internet.

O CrepChiefNotify afirma ter softwares que notificam seus usuários sobre a reposição de estoque nas lojas antes que a maioria das pessoas tome conhecimento, e um script permite finalizar a compra bem mais rápido que um humano faria.

Nos Estados Unidos, falhas por parte da Sony e do varejo fez com que o horário de início da pré-venda em setembro fosse desrespeitado pelas lojas, canalizando ainda mais os estoques para os cambistas.

Oficialmente, a Sony diz que está repondo os estoques do PlayStation 5 continuamente em todo o mundo e a velocidade de fabricação e transporte das unidades tem sido muito maior que na geração anterior, ainda que insuficiente para satisfazer a demanda.

Você pode acompanhar a situação das entregas do PlayStation 5 em tempo real pelo fórum Outer Space.

O post Lançamento do PlayStation 5 frustra compradores no Brasil e Europa apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas