Outer Space Microsoft reconhece criação de sindicato de testadores de jogos da ZeniMax (Bethesda)

Microsoft reconhece criação de sindicato de testadores de jogos da ZeniMax (Bethesda)

A Microsoft reconheceu um novo sindicato formado por testadores de jogos dos vários estúdios da ZeniMax Media, incluindo id Software...

Outerspace
Microsoft reconhece criação de sindicato de testadores de jogos da ZeniMax (Bethesda)

Microsoft reconhece criação de sindicato de testadores de jogos da ZeniMax (Bethesda)

Outerspace

A Microsoft reconheceu um novo sindicato formado por testadores de jogos dos vários estúdios da ZeniMax Media, incluindo id Software, Arkane Studios e Bethesda Game Studios.

A sindicalização na indústria de jogos ainda é algo raro, mas a ideia tem ganhado popularidade entre trabalhadores americanos nos últimos dois anos e já foi colocada em prática por funcionários da Raven Software que testam os jogos da série Call of Duty.

De acordo com o comunicado de imprensa do sindicato Communications Workers of America, a criação do sindicato ZeniMax Workers United foi votada por maioria qualificada dos empregados. Os últimos são mais precisamente testadores de garantia de qualidade, a disciplina geralmente menos valorizada entre as muitas profissões de videogame.

“Temos uma oportunidade à nossa frente para fazer grandes mudanças e trazer justiça à indústria de videogames. Queremos acabar com períodos repentinos de crise, salários injustos e falta de oportunidades de promoção dentro da empresa. Nosso sindicato pressionará por salários competitivos, melhor comunicação entre a administração e os funcionários, um caminho claro para quem deseja avançar em suas carreiras e muito mais”, comentou Victoria Banos, testadora de garantia de qualidade em Hunt Valley, no estado de Maryland.

“Estamos ansiosos para iniciar negociações de boa fé em direção a um acordo coletivo de trabalho”, disse um representante da Microsoft, que futuramente terá que aprender a negociar com pelo menos dois sindicatos de testadores, caso sua proposta de compra da Activision Blizzard seja aprovada.

A receptividade à formação de sindicatos, algo que normalmente é combatido ferrenhamente dentro de grandes empresas nos Estados Unidos, pode ser uma forma da Microsoft somar pontos com as autoridades que ainda relutam em dar luz verde ao negócio com a Activision Blizzard, a começar pela Federal Trade Commission e Autoridade de Mercados no Reino Unido.

“Quando os funcionários da ZeniMax anunciaram que estavam organizando um sindicato em dezembro, a Microsoft concordou em permanecer neutra e permitir que os trabalhadores tomassem sua própria decisão sobre ingressar no sindicato. A empresa reconheceu rapidamente o ZeniMax Workers United depois que um terceiro neutro confirmou que a maioria dos trabalhadores estava a favor de ingressar no sindicato”, dizia o comunicado do sindicato. “O ZeniMax Workers United é o primeiro estúdio da Microsoft a obter representação sindical e o maior grupo de testadores de garantia de qualidade representados por sindicatos em um estúdio de jogos dos EUA”.

O post Microsoft reconhece criação de sindicato de testadores de jogos da ZeniMax (Bethesda) apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas