Outer Space O que é VPN e por que você deveria ter uma em 2020

O que é VPN e por que você deveria ter uma em 2020

Você provavelmente já ouviu falar de VPN ou talvez até tenha usado uma, mas ainda não sabe por que esse é um serviço muito popular fora do Brasil e ainda pouco conhecido aqui? Neste artigo, vamos explicar o que é um conexão VPN, como funciona uma VPN e por que você deveria pensar em ter… O post O que é VPN e por que você deveria ter uma em 2020 apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
O que é VPN e por que você deveria ter uma em 2020

O que é VPN e por que você deveria ter uma em 2020

Outerspace

Você provavelmente já ouviu falar de VPN ou talvez até tenha usado uma, mas ainda não sabe por que esse é um serviço muito popular fora do Brasil e ainda pouco conhecido aqui?

Neste artigo, vamos explicar o que é um conexão VPN, como funciona uma VPN e por que você deveria pensar em ter uma em 2020.

O que é VPN?

Vamos começar com o básico, ou seja, a definição de VPN. A sigla significa, em inglês, uma “rede privada virtual” (Virtual Private Network), e esta é uma forma de software de segurança que protege sua conexão com a Internet.

Esta tecnologia permite que você se conecte com segurança a um servidor remoto em qualquer lugar do mundo para enviar e receber dados, adicionando, assim, uma camada de segurança e privacidade que não existe em uma conexão de internet normal.

Agora você provavelmente vai se perguntar:

Pra que serve uma VPN? Devo usar uma VPN?

Se você preza pela segurança de seus dados, sim. Este é o principal motivo – mas não o único – para se usar uma conexão VPN hoje em dia.

Em uma conexão de Internet padrão, o endereço IP (um número de identificação exclusivo de seu computador, telefone celular, tablet, etc.) está disponível para sites, hackers ou quem estiver interessado nos seus dados. O endereço é atribuído pelo seu provedor e todas as suas atividades online podem, portanto, ser rastreadas até você.

O endereço IP é salvo sempre que você visita um site para que, no momento em que o servidor deste site identifica esta informação individual, seu computador ou smartphone tenha permissão para acessar o conteúdo. Isso pode torná-lo vulnerável a hackers e outros tipos potencialmente perigosos, pois há um caminho desobstruído entre a Internet e seu dispositivo.

Criminosos podem interceptar informações sobre você enquanto as informações estão sendo trocadas entre o servidor e o dispositivo. Eles também podem interceptar a conexão para ver o que você está fazendo online, quais sites está visitando e até o que está buscando em formulários. E, nos piores casos, podem induzi-lo a instalar algo em seu computador que lhes dê acesso irrestrito a tudo o que está acontecendo nele.

Para quem viaja com frequência e usa internet Wi-Fi em locais públicos, a VPN se torna ainda mais importante. Imagine, por exemplo, fazer uma compra com cartão de crédito, enviar imagens pessoais e entrar senhas em um Wi-Fi do aeroporto ou hotel. São casos onde a camada de segurança da VPN pode fazer uma grande diferença.

Além da camada de segurança, uma boa VPN abre outras possibilidades, como:

Acessar conteúdos de TV que não estão disponíveis no Brasil, como o Hulu, BBC iPlayer, ESPN ou mesmo filmes e séries da Netflix que variam de região para região. Com uma VPN, você pode escolher o país de onde parte sua conexão, desbloqueando novos conteúdos;

Acessar conteúdos restritos ao seu país quando você estiver viajando;

Pesquisar conteúdo com mais privacidade, sem deixar rastros até para o próprio Google ou Bing;

Acessar sites por servidores de VPN em mais de 50 países em todo o mundo: no caso da NordVPN, o protocolo NordLynx traz melhor velocidade sem abrir mão da segurança.

Como funciona uma VPN?

Se você deseja ser anônimo e seguro online, a recomendação é que escolha uma VPN com boas avaliações e, de preferência, tecnicamente estável e rápida. 

A grande maioria possui um aplicativo fácil de usar que você instala no seu computador, smartphone ou tablet. Através do programa, você pode decidir quando deseja se conectar a um servidor VPN e, assim, navegar com mais segurança e anonimato.

Os provedores de VPN têm todos os recursos extras que, à sua maneira, tornam o produto mais do que “apenas” uma conexão VPN: criptografia dupla, varreduras de segurança, bloqueio de anúncios e outras conveniências.

A NordVPN é frequentemente citada como uma das melhores, se não a melhor, em quesitos como velocidade e segurança. A criptografia de 256 bits é recomendada até pela NSA americana para trafegar documentos sigilosos, portanto se é bom o suficiente para proteger alguns dos documentos mais confidenciais da América, temos quase certeza de que é bom o suficiente para você também!

A rede da NordVPN é composta por mais de 5.400 servidores espalhados por 59 países. São 26 servidores apenas no Brasil. Um algoritmo permite selecionar automaticamente o melhor servidor de acordo com as necessidades do usuário.

Para quem costuma baixar arquivos em redes P2P (torrent), a NordVPN oferece também centenas de servidores P2P especializados, com segurança e velocidades otimizadas para esta função. A NordVPN diz que não coleta dados sobre atividade online do usuário, portanto nem tem como oferecer essa informação a terceiros se solicitada.

É possível jogar online com VPN?

Como uma conexão VPN acrescenta um túnel intermediário entre seu computador/smartphone/console e o servidor de jogo, geralmente o ping é um pouco mais baixo neste caso. Porém, desde abril de 2020, a NordVPN afirma ter conseguido eliminar esse gargalo ao estrear seu novo protocolo NordLynx, baseado no padrão Wireguard, com menos linhas de código.

Em centenas de milhares de testes, o NordLynx mostrou que uma diferença de ping insignificante em relação a uma conexão não-segura.

PlayStation, Xbox e outros consoles com VPN

Os aplicativos de VPN não são distribuídos nas lojas de software dos consoles, mas ainda é possível contornar essa limitação e manter uma conexão segura configurando a VPN diretamente no roteador Wi-Fi, ou criar uma conexão ethernet entre o videogame e o computador.

A mesma lógica serve para conectar uma smart TV a uma VPN. No caso de smart TVs baseadas no sistema operacional Android, o aplicativo da NordVPN está disponível e a VPN pode ser configurada diretamente.

O processo de configuração da VPN em um roteador pode ser encontrado no site da NordVPN.

Conclusão

Há vários serviços de VPN no mercado, alguns pagos e outros gratuitos. Os gratuitos são limitados em recursos, filtros de segurança e volume de tráfego de dados. O plano pago da NordVPN oferece um mês de experimentação com 100% de reembolso em caso de cancelamento e descontos progressivos para assinaturas de seis meses e dois anos.

O post O que é VPN e por que você deveria ter uma em 2020 apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas