Outer Space Pioneiro da pixel art na Namco, Hiroshi Ono morre aos 64 anos

Pioneiro da pixel art na Namco, Hiroshi Ono morre aos 64 anos

O artista japonês Hiroshi Ono, mais conhecido como o Mr Dotman da Bandai Namco, morreu aos 64 anos. Um comunicado na página oficial de Ono no Twitter afirmou que ele faleceu em 16 de outubro após lutar por muito tempo contra uma doença que não foi especificada. Ono ingressou na Namco em 1979 e permaneceu… O post Pioneiro da pixel art na Namco, Hiroshi Ono morre aos 64 anos apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Pioneiro da pixel art na Namco, Hiroshi Ono morre aos 64 anos

Pioneiro da pixel art na Namco, Hiroshi Ono morre aos 64 anos

Outerspace

O artista japonês Hiroshi Ono, mais conhecido como o Mr Dotman da Bandai Namco, morreu aos 64 anos.

Um comunicado na página oficial de Ono no Twitter afirmou que ele faleceu em 16 de outubro após lutar por muito tempo contra uma doença que não foi especificada.

Ono ingressou na Namco em 1979 e permaneceu na produtora até 2013, muito tempo além da fusão com a Bandai. Na produtora, ele criou os sprites de jogos clássicos como Galaga e Dig Dug, além de desenhar o gabinete das máquinas originais de Pac-Man.

Em uma entrevista de 2011, o criador de Galaga, Shigeru Yokoyama, atribuiu a Ono o trabalho brilhante que deu identidade ao jogo na forma dos sprites das naves e alienígenas inimigos do jogo.

“No início, eles não se pareciam [com os inimigos finais], eles se pareciam mais com Galaxian. Na verdade, eles foram desenhados por Hiroshi Ono, um designer que, a partir de Galaga, ficou famoso por desenhar esse tipo de sprite. Ele ficou conhecido como Mr Dotman, uma autoridade em design de pixels, mas esses personagens foram os primeiros que ele fez”.

Ono, que também criou os sprites para Dig Dug, citou seu trabalho em Galaga como seus sprites favoritos criados na Namco, junto com os de Xevious e Mappy.

O diretor de jogos da Tekken, Katsuhiro Harada, que está empregado na Bandai Namco desde meados dos anos 90, agradeceu a Ono em um tweet.

“Oramos por sua alma”, disse ele. “Muito obrigado, Sr. Hiroshi Ono”.

O compositor do Streets of Rage, Yuzo Koshiro, também prestou homenagem ao trabalho de Ono, dizendo que sua filha recentemente viu alguns dos trabalhos de Ono e se impressionou com o quão bonitinhos os sprites ainda são. “Fiquei impressionado que suas artes de pixel não apenas inspiraram fortemente minha geração, mas também resistiram ao teste do tempo”, disse ele. “Eu sei que todos eles vão sentir sua falta também”.

Um projeto de crowdfunding japonês para um documentário sobre a vida de Ono foi anunciado no início de outubro antes do falecimento do artista.

O post Pioneiro da pixel art na Namco, Hiroshi Ono morre aos 64 anos apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas