Outer Space Sony confronta compras bombásticas da MS e diz que expandiu estúdios “organicamente”

Sony confronta compras bombásticas da MS e diz que expandiu estúdios “organicamente”

O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, comentou sobre as expansões dos estúdios de desenvolvimento da Sony e da Microsoft nos últimos anos e defendeu o método mais discreto e de crescimento orgânico da empresa, ante as aquisições bombásticas feitas pela rival. Enquanto a Microsoft comprou estúdios já bem estabelecidos nos últimos anos, como… O post Sony confronta compras bombásticas da MS e diz que expandiu estúdios “organicamente” apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Sony confronta compras bombásticas da MS e diz que expandiu estúdios “organicamente”

Sony confronta compras bombásticas da MS e diz que expandiu estúdios “organicamente”

Outerspace

O CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, comentou sobre as expansões dos estúdios de desenvolvimento da Sony e da Microsoft nos últimos anos e defendeu o método mais discreto e de crescimento orgânico da empresa, ante as aquisições bombásticas feitas pela rival.

Enquanto a Microsoft comprou estúdios já bem estabelecidos nos últimos anos, como o Ninja Theory, Obsidian e Double Fine, além de adquirir todo o portfólio da Bethesda em uma transação de US$ 7,5 bilhões, a Sony optou por construir seus exclusivos junto de seus estúdios, de forma mais “orgânica”. A última aquisição foi a Insomniac Games, produtora de Marvel’s Spider-Man e Ratchet & Clank, que foi comprada no ano passado, após um relacionamento de 14 anos com a Sony.

“Provavelmente não é amplamente apreciado ou compreendido até que ponto aumentamos nossa capacidade de desenvolvimento de jogos organicamente ao longo desta geração”, disse Ryan ao site GamesIndustry.biz. “Obviamente, isso foi ajudado pela aquisição da Insomniac, e é maravilhoso tê-los como parte da família”.

“Gostaria apenas de convidar qualquer pessoa a olhar para a linha da janela de lançamento da geração PS4, ou geração PS3, e compará-la com o que vamos trazer na fase equivalente do PS5. Simplesmente não há comparação”.

O PlayStation 5 chegará às lojas no dia 12 de novembro (19 de novembro no Brasil) com vários jogos exclusivos, incluindo Spider-Man Miles Morales, Spider-Man Remastered, Sackboy: A Big Adventure e Demon’s Souls.

“Isso não é fruto de uma onda de gastos enorme, mas de um crescimento orgânico muito, muito constante e cuidadosamente planejado”, disse Ryan. “Provavelmente o melhor exemplo que dou… Eu poderia obviamente falar sobre a Naughty Dog, mas eles sempre fizeram ótimos jogos. Mas vamos falar sobre Ghost of Tsushima, que tem sido um deleite crítico e certamente um deleite comercial a um ponto que não imaginávamos que seria. Isso diz muito sobre o trabalho que a Sucker Punch fez para construir seu cânone de trabalho anterior”.

“Temos a sorte de ter cinco ou seis estúdios que se enquadram nessa categoria. Mas não é sorte, porque estamos trabalhando nisso há anos e anos. Muito silenciosamente, de uma forma bem PlayStation, estamos construindo algo muito especial com esses estúdios. Você pode fazer isso com aquisição frenética, ou aquisição medida, ou pode fazê-lo organicamente”.

O caminho trilhado pela Sony contrasta com aquele seguido pela Microsoft, que por muito tempo negligenciou a construção de estúdios de desenvolvimento, recorrendo a parcerias com terceiros para títulos exclusivos na família Xbox. Porém, nos últimos três anos essa postura mudou e a Microsoft começou a formar um time de desenvolvedores próprios sob a bandeira Xbox Game Studios, comprando o Ninja Theory (Hellblade), Playground Games (Forza Horizon), Obsidian (Fallout: New Vegas), InXile (Wasteland 3), Double Fine (Psychonauts), Undead Labs (State of Decay) e Compulsion Jogos (We Happy Few).

Em setembro, a Microsoft anunciou a aquisição da ZeniMax Media e sua editora de jogos Bethesda Softworks por US$ 7,5 bilhões em dinheiro.

Apesar de agora ter um portfólio extenso de propriedades exclusivas, a Microsoft irá lançar o Xbox Series X e S sem um jogo exclusivo original sequer. Halo Infinite, que seria o principal jogo do lançamento dos novos Xbox acabou adiado para 2021 após ser massacrado pelos fãs.

O post Sony confronta compras bombásticas da MS e diz que expandiu estúdios “organicamente” apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas