Outer Space Xbox Series S tem menos teraflops que o Xbox One X. Veja as especificações técnicas

Xbox Series S tem menos teraflops que o Xbox One X. Veja as especificações técnicas

A Microsoft divulgou as especificações de hardware completas do Xbox Series S, confirmando que o hardware do console menor e mais barato tem a mesma arquitetura, mas números reduzidos de performance em vários aspectos. As diferenças começam pequenas no CPU AMD Zen 2, que roda em frequência um pouco menor no Series S (3,66 GHz… O post Xbox Series S tem menos teraflops que o Xbox One X. Veja as especificações técnicas apareceu primeiro em Outer Space.

Outerspace
Xbox Series S tem menos teraflops que o Xbox One X. Veja as especificações técnicas

Xbox Series S tem menos teraflops que o Xbox One X. Veja as especificações técnicas

Outerspace

A Microsoft divulgou as especificações de hardware completas do Xbox Series S, confirmando que o hardware do console menor e mais barato tem a mesma arquitetura, mas números reduzidos de performance em vários aspectos.

As diferenças começam pequenas no CPU AMD Zen 2, que roda em frequência um pouco menor no Series S (3,66 GHz contra 3,66 GHz no Series X), mas o grande salto começa na GPU, que tem mais que o dobro de unidades computacionais e funcionam em frequência maior no Xbox Series X, em comparação com seu irmão menor. Na prática, isso significa que o Series X poderá atingir resoluções mais altas, em padrão 40K a 60 quadros por segundo, enquanto o Series S almeja 1440p (Quad HD) e 60 qps, ou 4K artificial por “upscaling”, através de um algoritmo de IA.

O Series S também tem menos RAM – 10 GB de GDDR6 em comparação com os 16 GB do Series X – e menos armazenamento no SSD, de 512 GB. Este último item parece ser o ponto fraco do console, principalmente porque, diferente do Series X, ele será 100% dependente da mídia digital. A solução será usar armazenamento externo, algo que os dois consoles aceitam em cartões SSD próprios de até 1 TB.

Chegando aos teraflops, que é a métrica de performance gráfica mais usada pela Microsoft para promover o Xbox Series X, o pequeno Xbox Series S atinge 4 teraflops, que é 2 teraflops a menos que a GPU do atual Xbox One X. Porém, o Series S tem arquitetura gráfica mais moderna, a AMD RDNA 2, o que deve tornar imprecisa a comparação com o console da geração anterior.

Como a Microsoft continuará lançando jogos para o Xbox One e dando suporte à linha atual por pelo menos dois anos, será interessante ver como o Xbox One X e o Xbox Series S comparam na prática.

O PlayStation 5, que tem a mesma arquitetura, atingirá 10,28 teraflops e o Xbox Series X 12,15 teraflops.

“O Xbox Series S oferece quatro vezes a capacidade de processamento de um console Xbox One e oferece suporte a experiências de até 120fps”, diz Liz Hamren, chefe de engenharia de plataforma e hardware do Xbox. “A principal diferença entre o Xbox Series X e o Xbox Series S está na resolução. Conversando com nossos clientes, descobrimos que muitos de nossos fãs priorizam a taxa de quadros em vez da resolução, então queríamos construir um console que não exigisse uma TV 4K”.

O Xbox Series X e o Xbox Series S rodarão os mesmos jogos, mas em resoluções diferentes, similar ao que ocorre hoje na linha Xbox One X e S. Os dois consoles serão lançados no dia 10 de novembro.

Xbox Series X Xbox Series S AMD Zen 2 CPU @ 3.8GHz (3.6GHz SMT) AMD Zen 2 CPU @ 3.6GHz (3.4GHz SMT) AMD RDNA 2 GPU 52 CUs @ 1.825GHz AMD RDNA 2 GPU 20 CUs @ 1.565GHz GPU de 12.15 teraflops GPU de 4 teraflops 7nm Enhanced SoC 7nm Enhanced SoC 16GB GDDR6 RAM 10GB GDDR6 RAM 4K @ 60fps, até 120 qps 1440p @ 60fps, até 120 qps 1TB PCie Gen 4 NVME SSD 512TB PCie Gen 4 NVME SSD Expansão para cartões de 1TB Expansão para cartões de 1TB 4K UHD Blu-ray Digital apenas HDMI 2.1 HDMI 2.1 $499 $299

O post Xbox Series S tem menos teraflops que o Xbox One X. Veja as especificações técnicas apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas