R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Moda e Beleza/Notícias

Icone de Moda e Beleza Moda e Beleza

publicado em 05/10/2009 às 19h38:

Deixar unha "respirar" não previne doenças

Mas o uso do esmalte pode causar alergia em unhas sensíveis

Nadia Heisler, do R7

Se você é supersensível a produtos cosméticos, preste atenção também nos esmaltes que utiliza. Isso porque a unha é um anexo da sua própria pele e é capaz de revelar o quão saudável ou doente você está.

De acordo com o dermatologista Adriano Almeida, do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (Cipe), existem alguns mitos acerca do uso de esmaltes que precisam ser esclarecidos.

- Ao contrário do que muitos pensam, exceto no caso de pessoas alérgicas, o esmalte não causa dano às unhas. E as cores escuras não são capazes de fortalecê-las.

Os componentes mais utilizados nos esmaltes para fortificar as unhas são o formaldeído e o tolueno, que, ao mesmo tempo, são os grandes causadores de alergia. Quase todos os esmaltes possuem esses dois componentes, tanto os de cores claras, como os escuros.

Porém, de acordo com a especialista Karin Ventura Ferreira, dermatologista da Unifesp, nos esmaltes comuns, o formaldeído e o tolueno são utilizados em quantidades tão baixas que só têm função antibacteriana (para conservar o produto), e não fortalecedora.

- A concentração de formaldeído e tolueno é mais alta apenas nos esmaltes que vêm com a denominação de "fortalecedores". Mas vale dizer que, se utilizados em quantidades exageradas, eles podem ter efeito contrário e formar uma película grossa na queratina das unhas, deixando-as muito rígidas, mas mais enfraquecidas e suscetíveis à quebra.

Você já pode encontrar no mercado esmaltes sem esses componentes, que normalmente são os hipoalergênicos.

Karin ainda alerta para o perigo das fórmulas caseiras de esmaltes, normalmente vendidas em alguns salões e pelas próprias manicures.

- Essas fórmulas são preocupantes, pois não são higiênicas e podem conter altas doses de substâncias causadoras de alergia, como o tolueno e o formaldeído.

Se você está achando suas unhas fracas e está preocupada com a saúde delas, fique atenta. De acordo com Almeida, é fácil saber se a sua unha anda “doente”.

- Uma unha opaca, sem brilho, com cutícula descamando ou apresentando fissura, é sinal de uma unha mal cuidada. Quando ela está saudável e bem nutrida, tem brilho, não lasca, não apresenta manchas e a cutícula permanece inteira.

Além disso, o especialista esclarece que não é preciso deixar as unhas respirarem sem esmalte, pois segundo ele, elas não respiram. Para a dermatologista Aline Vieira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e responsável pelo setor de cosmiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o grande problema das unhas não são os esmaltes, mas sim os removedores.

- A acetona é muito agressiva e seu uso contínuo provoca ressecamento e descamação, deixando a unha mais fraca. Para retirar o esmalte, indico os removedores de esmalte, que são mais fracos e contêm uma quantidade menor de acetona, já diluída no produto.

As alergias podem estar relacionadas ao tipo de esmalte utilizado pela pessoa. Pessoas com pele muito sensível podem ter irritações e apresentar vermelhidão nas pálpebras quando há contato das unhas esmaltadas com essa região dos olhos. Segundo o dr. Almeida, essas pessoas devem usar esmaltes hipoalergênicos ou suspender o uso desse tipo de produto. Se houver alguma dúvida, o ideal é sempre consultar um dermatologista.


 
Veja Relacionados:  unhas,doenças,alergia,sensíveis
unhas  doenças  alergia  sensíveis 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 

Topo

Você costuma dar uma pausa na esmaltação das unhas?

(5) Comentários:



Shopping