R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Moda e Beleza/Notícias

Icone de Moda e Beleza Moda e Beleza

publicado em 07/01/2010 às 13h17:

Fashionistas explicam a
importância das semanas de moda

Para você entender esses eventos, R7 entrevista cinco grandes nomes da moda

Glauco Sabino, do R7

Nesta sexta (8) começa mais uma maratona fashion, com os desfiles da temporada de inverno 2010 do Fashion Rio (FR) e São Paulo Fashion Week (SPFW).

Como ocorre a cada seis meses, são esperadas muitas celebridades, fofoquinhas e, é claro, muita novidade pra gente usar e abusar pelos próximos seis meses.

Porém, mais do que um evento para famosos serem fotografados e fashionistas lançarem modismos, uma semana de moda é o ápice do trabalho da cadeia têxtil, terceira indústria que mais emprega no país e que no ano passado faturou cerca de R$ 74,5 bilhões, gerando um total de 1,7 milhões de empregos diretos, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (Abit).

E para você entender melhor toda a importância desses eventos, o R7 foi perguntar a cinco nomes da moda qual é, para eles, a maior importância da temporada de desfiles. Veja!

Lilian Pacce, jornalista

- As semanas de moda organizam todo o segmento: da indústria ao varejo, concentrando os principais lançamentos num determinado período, e, com isso, as marcas ganham mais divulgação na mídia e facilitam a vida do comprador de atacado.

Estas maratonas fashion dão uma ideia geral da próxima temporada, orientando o mercado. Além disso, com a concentração, os custos em todos os níveis são otimizados e criam uma enorme vitrine de 40 ou 50 desfiles. Tudo aumenta, como o efeito de uma lupa.

Cláudia Simões, estilista

- As semanas de moda hoje são um acontecimento e o Brasil disputa com Nova York a importância em semanas de moda. O mundo esta começando a ter a visão do Brasil como polo de moda e também como grande consumidor e isso é importantíssimo para nós.

Acho que as semanas de moda são fundamentais para mostrar o Brasil para o mundo e reforçar positivamente nossa imagem.

Milene Chaves, jornalista

- As semanas de moda organizam o setor. Com as datas de lançamentos marcadas, fica mais fácil colocar a coisa toda – showrooms, lançamentos em lojas, entregas – em ordem. E preparar a nova coleção, para então começar tudo de novo.

É também uma forma eficiente de divulgar o trabalho e de desenvolvê-lo, pois os desfiles funcionam como um exercício de estilo para a marca.

Manu Carvalho, stylist

- As semanas de moda sintonizam as principais marcas num tempo só, estruturam um calendário de produção e são a maneira organizada do mercado - e, consequentemente, do público - ver as novas coleções a cada temporada.

Mesmo nos dias de hoje, a engrenagem ainda funciona a partir das tendências, lançadas por algumas poucas marcas e “difundidas” por muitas. Começa na Europa e vai pulverizando.

Nas semanas de moda, todas as áreas que fazem parte ou tangenciam a indústria estão atentas a essas tendências apresentadas. É um mérito do Paulo Borges (organizador do SPFW e FR), termos conseguido estabelecer esse conceito de um calendário de moda no Brasil. É assim que a moda se firma como um negócio real.

Patricia Lima, jornalista

- A indústria da moda vive de ciclos construídos por temporadas de desfiles. Por isso, as semanas de moda funcionam como uma vitrine da grande cadeia têxtil.

Cabe a elas o papel de levar para um grande número de pessoas as propostas apresentadas por estilistas e designers do mundo todo, que traduzem na prática nossos desejos de consumo.

Apareceu na passarela, logo ganha destaque nas mídias de massa como TV, revistas, portais na web e jornais. É nesse momento que sabemos o que estará nas ruas na próxima estação.


Veja Relacionados:  São Paulo Fashion Week,Fashon Rio,semanas de moda,inverno 2010,importância
São Paulo Fashion Week  Fashon Rio  semanas de moda  inverno 2010  importância 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping