Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anitta discute com deputado Felipe Carreras sobre direitos autorais

Parlamentar criou medida provisória que pretende diminuir repasse de direitos para compositores durante enfrentamento de pandemia

Música|Do R7

Anitta e Felipe Carreras debatem sobre direitos autorais
Anitta e Felipe Carreras debatem sobre direitos autorais Anitta e Felipe Carreras debatem sobre direitos autorais

Anitta e o deputado federal Felipe Carreras (PSB - PE) debateram na noite de terça-feira (5) sobre a medida provisória proposta pelo parlamentar, que visa diminuir os repasses de direitos autorais a compositores durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

A emenda de Carreras afeta a Medida Provisória 948, que abrange o cancelamento de serviços e eventos dos setores de turismo e cultural devido à pandemia do novo coronavírus.

A proposta do deputado mexe na cobrança de direitos autorais em eventos públicos e privados. Hoje, 10% da bilheteria é repassada para o ECAD, que redistribui esse dinheiro entre as associações de compositores.

Carreras quer diminuir esse percentual para 5% e retirá-lo do cachê do artista. Segundo o meio cultural, isso influencia na forma de arrecadação dos compositores, fazendo com que percam dinheiro.

Publicidade

Em conversa ao vivo que durou cerca de 50 minutos, a artista e o político divergiram da medida e chegaram bater boca de forma mais incisiva em determinados momentos. Anitta defendeu a classe de compositores e diz que a medida vai aumentar a crise no setor.

"Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado (os artistas). Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus. Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz muito... Que não é o momento", rebateu.

Publicidade

Após a réplica de Carreras, que voltou a defender sua emenda e dizer que é aberto ao diálogo, Anitta foi ao ataque: "Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não tivesse sempre fiscalizando e vendo o que tá rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso", afirmou.

Carreras voltou a pedir para falar. "Em primeiro lugar, estou à disposição do diálogo. Em segundo lugar, eu falei com a representante do ECADque tem a outorga, que fala por vocês, porque eu não consigo falar com todo mundo. Com você eu posso falar amanhã, depois, com outros artistas, estou à disposição. Estou à disposição do diálogo, estou do lado de vocês", dizia, quando foi a vez de ele ser interrompido.

Publicidade

"Eu não acho que você esteja, e essa é uma coisa que a gente não vai concordar, e a gente não vai acabar esse debate jamais. Então, obrigada pelo seu tempo, a gente continua aí lutando, você puxa daí, a gente puxa daqui, e vamos ver o que acontece", disse a cantora, contrariada. "Eu estou do lado de vocês. Eu quero ajudar vocês", disse o deputado. "Não acho. Não concordo", concluiu Anitta, que finalizou a transmissão.

No campo de comentários do perfil, a cantora foi apoiada por músicos como Pe Lu (Selva), Zé Henrique (da dupla com Gabriel), Diogo Nogueira, Jota Quest, Fernanda Abreu, Gabi Melim e MC Rebecca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.