
Lollapalooza no Brasil continua confirmado
Eduardo Enomoto/ R7A organização da edição brasileira do festival Lollapalooza confirmou, pelo menos até o momento, a realização do evento, agendado para os dias 3, 4 e 5 de abril de 2020.
Com essa garantia de realização dos dezenas de shows que acontecem durante três dias seguidos, o festival vai na contramão da tendência mundial de cancelamentos de projetos culturais que gerem aglomerações e a possibilidade de contato com o coronavírus (covid-19).
Desde fevereiro, quando o pandemia da doença ultrapassou as fronteiras da China e atingiu países da europa, das américas e outras nações asiáticas, essa é uma tendência que tem afetado a indústria do entretenimento de uma maneira geral, atingindo feiras, festivais, produções de cinema e até lançamentos de filmes.
Coachella
Um dos adiamentos mais comentados até o momento é o do Festival Coachella, que acontce anualmente na cidade de Índio, na Califórnia.
O evento aconteceria nos dias 10, 11, 12, 17 18 e 19 de abril de 2020, mas agora está marcado para os dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de outubro de 2020.
Coachella foi adiado para outubro
Reprodução/InstagramA organização afirmou que os ingressos vão valer para outubro. Quem comprou e não vai poder comparecer, será informado sobre o ressarcimento no dia 13 de março, segundo a produção. A escalação, que tinha Anitta e Pabllo Vittar, permanecerá a mesma por enquanto.
A medida foi tomada após o condado de Riverside, que fica a 25 quilômetros de Índio, suspeitar de um caso de coronavírus no local.
SXSW
Outro evento afetado é o SXSW, encontro anual da indústria do entretenimento realizado em Austin, no Texas.
Feira será cancelada pela primeira vez na história
Cal Holman/EFERoland Swenson, um dos co-fundadores do evento, disse em entrevista ao jornal Austin Chronicle que eles não teriam seguro contra infecções bacterianas, doenças transmissíveis, vírus e pandemias.
Assim que foi cancelado, o festival publicou uma nota falando sobre como pretende levar pelo menos uma parte da experiência a credenciados de forma remota, com o uso da Internet.
E3
A mais importante feira de games do mundo, que aconteceria em Los Angeles no mês de junho, também deixará de acontecer.
A Bloomberg e diversas outras fontes ligadas à indústria confirmam a informação e dizem que a organização do evento justifica a medida como uma prevenção à da doença.
Produtoras de jogos discutem sobre a possibilidade de fazer uma versão online da E3 durante o verão americano.
Comic Con
Em Seattle, a edição 2020 da feira de cultura pop, geek e nerd aconteceria a partir de 12 de março, mas será adiada. O evento é realizado em Emerald City e afetará a economia local por se tratar de um dos principais eventos culturais do ano na região.
Comic Con em San Diego continua no calendário
Reprodução/InstagramJá a tradicional edição de San Diego, que começa em 22 de julho, continua na agenda por enquanto. Mesmo caso da WonderCon, que deve ser relizado entre 10 e 12 de abril em Orange County, na Califórnia.
A CCXP, que costuma ser realizada em São Paulo em meados de dezembro, ainda não se posicionou sobre como será a edição deste ano.
Shows
Madonna anunciou cancelamento de shows que faria na França. Medidas do governo local também afetaram a realização do Tomorrowland por lá, além de fechar as portas do Museu do Louvre e cancelar a Feira do Livro de Paris.
Sammy Hagar não virá mais à América Latina
DivulgaçãoAvril Lavigne e Green Day também vão evitar realizar shows na Ásia neste ano. Miley Cyrus, por outro lado, cancelou um show que realizaria em Melbourne, na Austrália, em cima da hora.
O grupo de k-pop BTS cancelou os shows que fariam na capital da Coreia do Sul, Seul, em abril. Além dele, as bandas The National, New Order, Pixies, Pearl Jam e o rapper Khalid engrossam a lista de cancelamentos.
Sammy Hagar, ex-Van Halen, não fará mais as apresentações que aconteceriam no Brasil e na América do Sul.
Já o Kiss, que trará a nova turnê ao Brasil em maio, mantem o agendamento, mas o meet and greeting (encontro com fãs) que custa até R$ 18 mil por pessoa pode ser cancelado também, segundo fontes internacionais.
Cinema
Apesar de não lidar com aglomerações públicas na produção, o cinema também já tem sido afetado pela epidemia.
Isso porque, em vários países, as salas de cinema têm sido fechadas para evitar a proliferação do vírus, o que afeta a distribuição dos lançamentos.
Missão Impossível 3, com Tom Cruise, teve filmagens afetadas
Reprodução/IMDBO novo Missão Impossível, estrelado por Tom Cruise, teve as filmagens na Itália canceladas, porque o país passa por uma quarentena. Em Veneza, as autoridades interromperam até o carnaval, que também é tradicional por lá.
Mulan e 007 – Sem Tempo Para Morrer, por outro lado, vão ter lançamentos afetados. Mesmo problema enfrentado pelas estreias de Jojo Rabbit, 1917 e Sonic: O Filme, que foram adiadas na China.
Já os organizadores do Festival de Cannes se mostraram otimistas sobre a realização do evento entre os dias 12 e 23 de maio, mas não excluíram a possibilidade de um eventual cancelamento, já que a França proíbe reuniões com mais de mil pessoas no momento.
Com esses incidentes, a indústria cinematográfica pode sofrer uma perda de 5 bilhões de dólares neste primeiro semestre, segundo o Hollywood Reporter.