Música Disco do cantor Renato Gama é lançado em vinil na Alemanha

Disco do cantor Renato Gama é lançado em vinil na Alemanha

Primeiro trabalho solo do paulistano, Olhos Negros Vivo, foi descoberto por selo musical europeu durante visita a uma loja de discos em São Paulo

  • Música | Daniel Vaughan, do R7

Trabalho de Renato Gama ganhou edição de luxo em vinil

Trabalho de Renato Gama ganhou edição de luxo em vinil

Divulgação

O disco de Renato Gama foi lançado recentemente em vinil na Alemanha. Gravado no começo do ano, o primeiro trabalho solo do cantor paulistano, Olhos Negros Vivo, foi descoberto por um "olheiro" dos gringos em uma loja de discos de São Paulo. 

Renato Gama, de 42 anos, é músico, produtor, compositor, escritor e ator. Morador da Vila Nhocuné, na periferia da zona leste paulistana, Renato é um agitador cultural extremamente ativo na região.

Nos anos 90, ele fundou uma banda homenageando o bairro, a Nhocuné Soul, que lançou CDs elogiados e mostrou um mix sonoro de ritmos e culturas. Hoje, o grupo prepara um novo disco, enquanto o compositor também promove paralelamente a carreira solo.

No disco solo gravado ao vivo no Centro Cultural Penha, o cantor faz uma compilação de sua história, com 20 anos de luta pela cultura popular brasileira. O álbum mostra as diversas inspirações do artista, que passam pela MPB, samba, funk-soul, reggae, afrobeat e outras pérolas. Além disso, ganha destaque a poesia de combate ao racismo contida nas letras de Renato, que fala sobre as dificuldades do povo da periferia e, sobretudo, dos negros no País.

Olhos Negros Vivo mal chegou às lojas e já conquistou fãs fora do Brasil. O selo de Berlim (Alemanha), Tropical Diaspora Records, especialista em artistas com influência africana, fez uma edição do trabalho em formato vinil.

Renato Gama ao vivo

Renato Gama ao vivo

Reprodução/Facebook

O produtor brasileiro Marcos Ferreira (DJ Garrincha), que mora na capital alemã e representa a gravadora, se encantou imediatamente pelo álbum, como lembra Renato.

— Primeiro, fiz o disco em formato digital e levei para vender na Baratos Afins (loja e selo musical em SP). E, no mesmo dia, o Marcus passou lá e ganhou o CD do Luiz Calanca (proprietário). Fechamos a parceria em seguida.

Na luxuosa edição gringa, o vinil é amarelo e a capa e encarte mostram belas fotos do cantor e banda. Além disso, o LP ainda traz um compacto do Nhocuné Soul encartado como bônus.

— É muito emocionante. Olhar esse vinil me remeteu a momentos importantes da minha infância e adolescência.

No momento, Renato se prepara para promover o vinil fora do Brasil, sendo que já foi convidado para fazer shows solo em Chicago (EUA).

Últimas