Entenda o protesto que espalhou quadros pretos nas redes sociais 

Chamado de Blackout Tuesday, ação levou celebridades, empresas musicais e público a compartilharem imagens para lembrar "que vidas negras importam"

Chico Buarque usou imagem com trecho de música

Chico Buarque usou imagem com trecho de música

Reprodução/Instagram

Diversas empresas e celebridades continuam se manifestando contra a desigualdade racial, depois que protestos tomaram conta dos Estados Unidos por causa da morte de George Floyd.

Nesta terça-feira (2), postagens de uma imagem preta dominaram grande parte da internet no chamado Blackout Tuesday (terça-feira do apagão). Com hashtags como "vidas negas importam", artistas de todo o mundo e o próprio público tem participado do protesto silencioso.

A Blackout Tuesday foi criada por empresas da área musical como "um dia para se desconectar do trabalho e se reconectar à nossa comunidade" e "uma etapa de ação urgente para provocar responsabilidade e mudança". Além de "silenciar" as redes sociais, também foi decidido não lançar músicas e fazer de hoje um dia sem consumo comercial. 

"Estamos do lado da comunidade negra", disse a Universal Music no Twitter, com a hashtag #TheShowMustBePaused (O show precisa parar). Já Sony Music fez um anúncio semelhante, enquanto a Interscope Geffen A&M, parte da Universal, disse que não lançaria nenhuma música nova nesta semana. O Spotify, aplicativo de música por streaming, anunciou a inserção de uma faixa de 8 minutos de 45 segundos de silêncio em algumas playlists e podcasts. 

Anitta, Peter Gabriel, Keith Richards, Cardi B, Elton John e muitas outros músicos famosos estão se manifestando em suas redes sociais. Chico Buarque usou, além da foto preta, o refrão de sua música Gota d'Água.

Veja alguns artistas que postaram a imagem 'Black Out Tuesday':

Ver essa foto no Instagram

#theshowmustbepaused #blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Elton John (@eltonjohn) em

Ver essa foto no Instagram

BLACKOUT

Uma publicação compartilhada por Cardi B (@iamcardib) em

Ver essa foto no Instagram

#blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Anitta  (@anitta) em

Ver essa foto no Instagram

#blackouttuesday

Uma publicação compartilhada por Keith Richards (@officialkeef) em