Novo Coronavírus

Música Gabriel o Pensador lança música sobre pandemia após morte do pai

Gabriel o Pensador lança música sobre pandemia após morte do pai

Miguel Contino morreu em abril de enfisema pulmonar e pediu ao filho uma canção sobre a covid-19; cantor arrecadará dinheiro durante live

  • Música | Gabriela Piva, do R7*

Gabriel o Pensador lança música sobre pandemia

Gabriel o Pensador lança música sobre pandemia

Reprodução/ Instagram

O músico Gabriel o Pensador lança A Cura Tá No Coração em uma live no YouTube, às 19h, nesta sexta-feira (15). Durante a apresentação, o rapper visa arrecadar fundos para a campanha HC Com Vida, com o intuito de fortalecer a luta contra a covid-19 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina.

A faixa, que fala sobre a pandemia, é a primeira que o artista lança após a morte do pai, Miguel Contino, que aconteceu no final de abril, por causa de um enfisema pulmonar. Em entrevista para o R7, Pensador se surpreendeu ao ser questionado sobre o significado que a divulgação representa para ele após o acontecimento marcante de sua vida. "Caramba! Você me fez lembrar de uma coisa!", disse. 

O artista contou que, no começo da pandemia no Brasil, fãs e amigos cobravam composições do artista sobre "o que estava acontecendo com o mundo". Na época, ele apenas recebeu músicas de outros cantores e aproveitou para mostrar ao pai. E, como Pensador o intitula, o "pai coruja" brincou com o filho: "Você faria algo muito melhor!". Porém, na época, o cantor não "deu muita bola" ao escutar o pedido de Contino.

O pai "ficaria muito orgulhoso" com o A Cura Tá no Coração, segundo o rapper. Durante a entrevista, o compositor de Cachimbo da Paz entregou que irá falar sobre Contino durante a live e que, com certeza, irá se emocionar. "Ele está descansado, estava sofrendo já. Sempre me lembro dele e bem humorado. Meu pai está em outro plano, mas continua me inspirando", concluiu. 

Pensador também contou que a família estava "tensa" com a internação do pai desde dezembro de 2019. Quando a pandemia do coronavírus chegou ao Brasil, as visitas nos hospitais sofreram restrições. "Os parentes já não saíam de casa para visitá-lo", disse. Para a família do cantor, a melhor forma que de lidar com a situação foi por meio do "amor e união". A música, para ele, fala sobre isso. 

Quarentena e parceria com Cynthia Luz

A quarentena é o oposto da rotina que Pensador está acostumado. "Aproveitei para me conectar com meu lado mais poeta", disse. Para ele, escrever foi uma saída para lidar com "os sentimentos que estão à flor da pele nessa época". 

O rapper acredita que a sociedade passa por mudanças. "A humanidade está refletindo sobre novas formas de se relacionar e de ajudar uns aos outros. Espero que a gente consiga evoluir nesse caminho", concluiu.

O artista escreveu a música quando estava em casa. Focado em um projeto reggae de curta participação com o Ponto de Equilíbrio, Pensador percebeu que precisava compor uma letra inteira. "Quando fui pensar sobre a quarentena e a covid-19, vieram muitas ideias ao mesmo tempo e eu percebi que ia fazer uma música mesmo. Me concentrei nisso", contou.

A participação de Cynthia Luz na faixa "caiu como uma luva" para Pensador. Apesar das dificuldades em decorrência do isolamento social, a cantora conseguiu fotografar, gravar sua participação da casa dela e enviar aos produtores. "A Cynthia tava super atrapalhada, assim como todos nós, nessa quarentena. Mas ela deu um jeito de gravar a voz e mandar pra gente. Deu tudo certo", finalizou.

Pensador disse que toda a estética de Luz combinou com o projeto final da música. Ele também falou que "espera que essa quarentena acabe logo para poder tocar ao vivo com ela". Na live, a voz de Cynthia - que não estará presente - será ampliada junto com os músicos de Gabriel, que cantarão junto. 

A cantora, natural de Minas Gerais, faz parte da nova geração de rappers e acumula mais de um milhão de seguidores no Instagram. O disco de estreia Do Caos ao Nirvana, foi lançado em 2017 e Poesia Acústica, Praia do Rosa e Negaram Amor são as músicas de Cynthia mais tocadas pelo Spotify.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Daniel Vaughan

Veja clássicos da MPB que completaram 50 anos:

Últimas