Música Morre o músico Paulo Jobim, filho de Tom Jobim, aos 72 anos

Morre o músico Paulo Jobim, filho de Tom Jobim, aos 72 anos

O compositor e violinista lutava contra um câncer. Ele deixa dois filhos: o pianista Daniel Jobim e a produtora de cinema Dora Jobim

Agência Estado - Variedades
Paulo Jobim tinha 72 anos e lutava contra um câncer

Paulo Jobim tinha 72 anos e lutava contra um câncer

ALAOR FILHO/ESTADÃO CONTEÚDO

Morreu, nesta sexta-feira (4), o músico e arquiteto Paulo Jobim, aos 72 anos, após a luta contra um câncer. O compositor, violonista e arranjador era filho do maestro Tom Jobim (1927-1994) e deixou dois filhos: o pianista Daniel Jobim e a produtora de cinema Dora Jobim.

Com a veia musical de família, Paulo Hermanny Jobim participou de trabalhos de nomes como Milton Nascimento, seu pai, Antonio Carlos Jobim, Chico Buarque, Sarah Vaughan, Astrud Gilberto e Lisa Ono. E ainda se empenhou em manter viva a obra do pai: Paulo era presidente do Instituto Antonio Carlos Jobim, que foi fundado em 2001.

Ao lado de Daniel Jobim (piano e voz), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e Paula Morelenbaum (voz), o músico fundou o Quarteto Jobim Morelenbaum. Com ele lançou o álbum Quarteto Jobim Morelenbaum e o divulgou pelo Brasil e também em outros países.

Entre os trabalhos realizados para preservar a memória de seu pai, em 2000 e 2001, Paulo atuou como coordenador-geral, arranjador e diretor musical do Cancioneiro Jobim — biografia e transcrição da obra completa do maestro Antonio Carlos Jobim (de cerca de 220 músicas).

Últimas