Renato Vianna vai arrecadar fundos para músicos independentes em live

'Espero conseguir diminuir um pouco os problemas deste nosso momento [de crise pela pandemia]', declara o cantor, que se apresenta nesta sexta-feira (12)

Renato vai fazer live em prol de músicos independentes

Renato vai fazer live em prol de músicos independentes

Reprodução/Instagram

O cantor Renato Vianna vai fazer uma live nesta sexta-feira (12), com o projeto Apoie Um Músico.

A apresentação visa arrecadar fundos para músicos independentes que estão tendo dificuldades financeiras durante a pandemia causada pela covid-19. 

Para Vianna, a live será muito especial. "Pelo propósito e a qualidade com que tudo está sendo preparado, espero conseguir diminuir um pouco os problemas deste nosso momento, acredito que se cada um fizer um pouco, será menos difícil passar pela crise", entrega ao R7.

Vianna também é um artista independente. "Hoje, com mais sucesso, diminui um pouco as dificuldades", fala.

O projeto Apoie Um Músico é desenvolvido pela StartUp Eshows. "Vendo o caos do sistema, decidimos utilizar a força da Eshows para gerar audiência e conscientização do problema em nosso setor", explica Thiago de Mello, sócio do empreendimento.

Crise do mercado na pandemia

O setor é um dos mais atingidos do momento, na opinião de Vianna. Rico Manzano, produtor musical e especialista no mercado da música, explica melhor a situação.

"Grande parte do faturamento advém de eventos e shows, ou seja, aglomeração de pessoas", fala, antes de citar a remuneração. "Outro desafio a ser enfrentado é como remunerar toda a cadeia produtiva da música e que depende do showbusiness, como produtores, técnicos de áudio, iluminadores, roadies", conta. 

O projeto de Vianna vai ajudar, por exemplo, o cantor Gabriel Sá, que também foi "pego de surpresa pela pandemia" e faz parte da base de músicos cadastrados na plataforma da EShow. 

Projeto de Vianna vai ajudar Gabriel Sá

Projeto de Vianna vai ajudar Gabriel Sá

Reprodução/Instagram

"Em termos financeiros, é muito complicado fazer qualquer tipo de plano, porque não temos nenhuma previsão de entrada de trabalho e de dinheiro. O momento é bastante delicado e difícil, principalmente para trabalhadores de classe artística e autônomos", declara Gabriel. 

Além disso, o cantor também tem de lidar com a ansiedade do momento. "A não perspectiva de retorno é assustadora. O sentimento que mais vigora é o da incerteza. Toda vez que vence a próxima conta, o próximo aluguel. Fica muito difícil ter fé nessa perspectiva", desabafa.

A live de Vianna acontece no canal do YouTube da EShow nesta sexta-feira (12), às 18h. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Camila Juliotti

Lives de artistas brasileiros somam milhões de viewers e doações: