Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo irá sediar 'Festival de Música Indígena Contemporânea'

Primeira edição do evento acontece entre 29 de novembro e 1º de dezembro e terá entrada gratuita. Projeto foi idealizado pela rádio Yandê

Música|Thiago Felix, do R7*

'Festival de Música Indígena Contemporânea - YBY'
'Festival de Música Indígena Contemporânea - YBY' 'Festival de Música Indígena Contemporânea - YBY'

A cidade de São Paulo sediará a primeira edição do YBY-Festival de Música Indígena Contemporânea. O projeto, idealizado pela rádio Yandê, acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro terá entrada gratuita.

O festival é pioneiro no país e, além da música, debaterá a cultura indígena.

Mesa de discussão “Políticas Públicas e Iniciativas pela Arte Indígena” fará a abertura das festividades e contará com a presença de representantes do governo municipal e estadual.

Organizadora do projeto, a rádio Yandê ('nosso' em tupi) foi criada por três comunicadores indígenas, Anapuaka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa. Os três criaram o conceito de etnomídia, estratégia para promover conteúdo plural, tendo ouvintes em mais de 80 países do mundo, principalmente da América Latina. Com 2 milhões de acessos em sua página no Facebook, conta com mais de 150 línguas indígenas, entre música e contéudo.

Publicidade

Os shows ficam por conta de músicos de diversos gêneros musicais, como rock, forró, rap e funk, representados por indígenas. Entre os artistas que estarão presentes no festival estão Arandu Arakuaa, Brisa Flow, Bro’s MCs, Djuena Tikuna, Edivan Fulni-Ô, Gean Ramos Pankararu, Ian Wapichana, Katu Mirim, Nory Kayapó, Oz Guarani, Oxóssi Karajá, Wakay, Wera MC, Suraras Do Tapajós e o Grupo Mãnã Runu Keneya​.

Além das apresentações, debates e premiação, o festival também contará com representantes da cultura nativa na gastronomia, moda e design. Povos das cinco regiões do país trarão artesanatos, mobiliário e peças de arte visuais para exposição e venda durante o festival.

Publicidade

O YBY Festival acontece entre 29 de novembro e 1º de dezembro, no Unibes Cultural, Rua Oscar Freire 2.500, na capital paulista.

Confira uma das atrações do festival, a rapper Brisa Flow

*Estagiário do R7, sob supervisão de Isadora Tega

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.