20 grandes riffs de guitarra da história do Rock

Relembre algumas das introduções mais marcantes do rock n' roll

Vagalume

Vagalume

Vagalume

O rock n' roll é responsável por algumas das introduções mais marcantes da história da música. Os riffs de guitarra são até hoje responsáveis por despertar muitas emoções nos fãs ao redor do mundo.

No Dia do Rock, o Vagalume relembra 20 dos maiores riffs de guitarra, de diferentes épocas, mas igualmente importantes. Dos anos 50 até os anos 2000, você poderá escutar melodias inesquecíveis abaixo.

Confira 20 grandes riffs da história do Rock:

"Johnny B. Goode", Chuck Berry

Um dos precursores do Rock N' Roll, Chuck Berry criou uma das introduções mais clássicas da história, em 1959.

Clique para ver no Vagalume

"Smoke On The Water", Deep Purple

A simplicidade das primeiras notas de "Smoke On The Water" tornam o clássico do Deep Purple a primeira música que muitas pessoas aprenderam a tocar em seus violões e guitarras. Um mérito e tanto para este hit atemporal do Rock.

Clique para ver no Vagalume

"Paranoid", Black Sabbath

A música de um dos grandes nomes do metal foi lançada em 1970 e segue atual ate hoje, com um dos riffs mais marcantes da história.

Clique para ver no Vagalume

"(I Can't Get No) Satisfaction", The Rolling Stones

Lançado em 1966, o single se tornou um dos grandes sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos da história do Rock. O riff de "Satisfaction" foi também responsável pela abertura de shows memoráveis dos Stones.

Clique para ver no Vagalume

"Sweet Child O' Mine", Guns N' Roses

Agora avançamos para os anos 80, especificamente para 1987, quando o Guns N' Roses com seu guitarrista Slash gravou um dos riffs mais icônicos da história.

Clique para ver no Vagalume

"Enter Sandman", Metallica

O Metallica se estabeleceu como um dos grandes nomes do metal na história, nos anos 90. Em 1991, lançou o single "Enter Sandman" que tem um dos melhores riffs daquela década.

Clique para ver no Vagalume

"Seven Nation Army", The White Stripes

O duo White Stripes foi um dos principais artistas da cena indie rock, que ganhou força nos anos 2000. Eles lançaram em seu segundo álbum o clássico moderno "Seven Nation Army", que de tão famosa, até virou canto de torcidas em diferentes esportes.

Clique para ver no Vagalume

"Ain't Talkin' 'bout Love", Van Halen

Voltando para os anos 80, os fãs de rock conheceram um dos maiores guitarristas de todos os tempos: Eddie Van Halen. Em 1986, ele lançou com a sua banda, oi Van Halen, um dos riffs mais marcantes daquela década e da história do rock.

Clique para ver no Vagalume

"Money For Nothing", Dire Straits

Seguimos nos anos 80 para falar da banda Dire Straits. O seu sucesso "Money Nothing" é lembrado por muitos pelo clipe, revolucionário na época. Porém, não há como negar com o seu riff é também um dos mais memoráveis do Rock.

Clique para ver no Vagalume

"Layla", Derek And The Dominos

Um dos clássicos do rock escrito por Eric Clapton e Jim Gordon foi lançado em 1971. Desde então, o riff de "Layla" se tornou um dos mais admiradores pelos fãs de rock.

Clique para ver no Vagalume

"Day Tripper", The Beatles

Considerada por muitas pessoas a maior banda de rock de todos os tempos, o Beatles não poderia ficar de fora da lista de grandes riffs. E certamente "Day Tripper" é uma de suas composições mais inspiradas.

Clique para ver no Vagalume

"Alive", Pearl Jam

A cena grunge reuniu algumas das melhores bandas de rock da década de 90. O Pearl Jam gravou em 1991 certamente um dos riffs mais marcantes de sua geração com "Alive".

Clique para ver no Vagalume

"Purple Haze", Jimi Hendrix

O maior guitarrista da história marca presença em nossa lista com um clássico dos anos 60. Os riffs de "Purple Haze" seguem poderosos, com uma das melhores introduções da história do rock.

Clique para ver no Vagalume

"Walk This Way", Aerosmith

Os anos 80 certamente foram uma das décadas com bandas de diferentes gêneros do rock se destacando. Do Hard Rock, relembramos aqui o riff atemporal de Joe Perry em "Walk This Way".

Clique para ver no Vagalume

"Sunshine Of Your Love", Cream

A segunda aparição de Eric Clapton em nossa lista é com a banda Cream. "Sunshine Of You Love" é um de suas composições mais inspiradas.

Clique para ver no Vagalume

"Sweet Home Alabama", Lynyrd Skynyrd

Voltamos um pouco, até os anos 70, para destacar um dos grandes representante do gênero nos Estados Unidos, em especial do "Southern Rock". "Sweet Home Alabama" foi lançada em 1974 e seu riff é até hoje um dos mais tocados pelos fãs de rock.

Clique para ver no Vagalume

"Limelight", Rush

Um dos grandes representantes do rock progressivo, os canadenses do Rush lançaram em 1981 "Limelight". A faixa traz um dos riffs mais marcantes do rock.

Clique para ver no Vagalume

"You Really Got Me", The Kinks

Voltando aos anos 60, a simplicidade do riff de "You Really Got Me" é o que torna ela tão marcante. Um dos grandes clássicos do rock tem em sua introdução uma grande qualidade.

Clique para ver no Vagalume

"Black Hole Sun", Soundgarden

Avançamos até os anos 90 e destacamos mais uma banda da cena grunge e homenageamos um de seus grandes representantes. Trata-se do Soundgarden, que perdeu o vocalista Chris Cornell em 2017. A introdução de "Black Hole Sun" traz um dos riffs mais bonitos daquela década.

Clique para ver no Vagalume

"Whole Lotta Love", Led Zeppelin

O Led Zeppelin é uma banda que gravou inúmeros riffs clássicos. Portanto, poderíamos escolher mais de um para entrar em nossa lista. Selecionamos o riff de um dos seus grandes clássicos.

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume