Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

40 anos depois, ABBA lança "Voyage". Ouça o nono álbum dos suecos!

Sem tentar soar moderno, grupo voltou fazendo o pop que o consagrou nos anos 70

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

40 anos depois de ter lançado seu último álbum, "The Visitors" saiu em novembro de 1981, o ABBA lançou o aguardado "Voyage", simultaneamente, um disco de retorno e despedida, já que Benny e Björn, a dupla masculina do grupo que está fazendo toda a divulgação, disse que eles não pretendem lançar mais nada depois desse trabalho.

Com dez faixas e 37 minutos, curiosamente, dois pontos em comum entre este e "Visitors", o disco tem tudo para agradar os fãs que os suecos conquistaram desde meados dos anos 70, até porque eles não tentaram reinventar a roda ou modernizar o seu som para o atual mercado pop. Claro que isso só seria totalmente possível se Agnetha e Anni-Frid, ou Princesa Anni-Frid, conseguissem dar conta desse material. E elas conseguiram.

Há baladas, faixas mais radiofônicas e canções mais melancólicas e/ou dramáticas - eles só não tentaram emular a sua faceta mais dançante que rendeu sucessos de pista como "Dancing Queen" ou "Gimme, Gimme, Gimme (A Man After Midnight)". Uma ausência que não deixa de surpreender, já que é uma sonoridade que anda bastante em voga, vide o sucesso de Dua Lipa, de quem Benny e Björn se declararam fãs.

Vagalume
Vagalume Vagalume

Ente os destaques estão as já conhecidas "Don't Shut Me Down" e "Just a Notion" (essa com gênese ainda nos anos 70 mas só agora finalizada) e "No Doubt About It", daquelas que, muito certamente, teriam sido um grande sucesso caso lançada na década 70.

Continua após a publicidade

"Keep An Eye On Dan", é a que mais remete à fase final do grupo, e termina com um divertido aceno ao passado, com os acordes iniciais de "Sos". Essa não é a única vez em "Voyage" que um clássico do grupo é lembrado, tome por exemplo as flautas andinas ouvidas em "Bumblebee", que remetem a "Fernando".

Finda a espera pelo álbum, a contagem regressiva agora é pela estreia dos concertos com os "ABBAtares" do grupo que estreia ano que vem em Londres, em maio.

Continua após a publicidade

Ouça:

Clique para ver no Vagalume

Continua após a publicidade

"Voyage" tem as seguintes músicas:

1 - "I Still Have Faith In You"

2 - "When You Danced With Me"

3 - "Little Things"

4 - "Don't Shut Me Down"

5 - "Just a Notion"

6 - "I Can Be That Woman"

7 - "Keep An Eye On Dan"

8 - "Bumblebee"

9 - "No Doubt About It"

10 - "Ode To Freedom"

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.