Bob Dylan estreia no topo da parada britânica de álbuns batendo recordes

Neil Young, outra lenda do rock, fica em segundo lugar

Vagalume

Vagalume

Vagalume

As grandes lendas da música tomaram conta da parada de álbuns britânica. Começando por Bob Dylan que estreou no topo do ranking com o muito elogiado "Rough and Rowdy Ways". O 39° disco de estúdio do cantor e compositor, vendeu o equivalente a 34 mil cópias. Curiosamente, a esmagadora maioria delas foi comprada em CD (29 mil), um formato que costuma impactar menos na parada do que as edições em vinil ou as audições nos serviços de streaming musical.

Dylan agora faz companhia ao Queen e ABBA entre os artistas com nove LPs que chegaram ao topo do ranking. Aos 79 anos ele também se torna o nome de maior idade a chegar ao número 1 com um trabalho de material original e também o artista masculino mais velho a chegar na mesma posição.

O recorde geral pertence a Vera Lynn, que tinha 92 anos quando a coletânea "We'll Meet Again – The Very Best Of" chegou lá em 2009. Lynn morreu na semana passada aos 103 anos. Como esperado, um trabalho dela retornou à parada. A coletânea "100" apareceu no 19° posto.

Voltando ao top 10, outro ícone do rock que também está celebrando é Neil Young. O canadense aparece no segundo lugar com "Homegrown", um álbum que ele deveria ter lançado em 1975, mas acabou engavetando. Nos anos, e mesmo décadas, que se seguiram, o músico chegou a regravar algumas de suas canções em outros de seus discos, mas só agora os fãs puderam ouvir o trabalho na íntegra da maneira originalmente planejada.

Outros dois mestres da música também estão entre os dez mais: Elton John com a coletânea "Diamonds" (caindo do sétimo para o nono posto) e, surpreendentemente, "Legend", o disco com os maiores sucessos de Bob Marley lançado em 1984. O disco já passou incríveis 931 semanas no top 100, mas não visitava o top 10 desde 2016.

Outras estreias

O top 40 teve ainda mais três novidades: o elogiado "Punisher" da revelação do indie Phoebe Bridgers ficou na sexta posição, o álbum homônimo da banda de metal Lamb of God surgiu em 16º e "Roots", a nova mixtape do NSG ficou em 37° lugar.

O top 10 ficou assim:

1 - "Rough and Rowdy Ways" - Bob Dylan (estreia)
2 - "Homegrown" - Neil Young (estreia)
3 - "Chromatica" - Lady Gaga (caiu uma posição)
3 - "Divinely Uninspired to a Hellish Extent" - Lewis Capaldi (subiu uma posição)
5 - "Fine Line" - Harry Styles (mesma posição)
6 - "Punisher" - Phoebe Bridgers (caiu uma posição)
7 - "Future Nostalgia" - Dua Lipa (caiu duas posições)
8 - "MTV Unplugged (Live At Hull City Hall)" - Liam Gallagher (caiu sete posições)
9 - "Diamonds" - Elton John (caiu duas posições)
10 - "Legend" - Bob Marley (subiu três posições)

Fonte: Vagalume