Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Música
Publicidade

Bruce Springsteen anuncia álbum com covers da soul music. Ouça "Do I Love You (Indeed I Do)"

Música de Frank Wilson tem história fascinante

Vagalume

Vagalume|Do R7


Vagalume
Vagalume

Enquanto se prepara para voltar ao palco com a E Street Band, Bruce Springsteen também achou tempo para gravar mais um álbum e ele será diferente de tudo que já fez até aqui: um disco onde ele cantará apenas clássicos da soul music que vai se chamar "Only The Strong Survive".

Só não esperem um trabalho recheado de hits conhecidos da black music, o "Boss" preferiu um caminho mais aventureiro escolhendo, no geral, canções menos óbvias ou muito regravadas, ainda que alguns hits,como "Nightshift", sucesso tardio dos Commodores ou "I Wish It Would Rain", dos Temptations estejam no pacote.

Tome como exemplo o single que acaba de ser lançado para marcar o anúncio do álbum. "Do I Love You (Indeed I Do)" foi gravada em 1965 por Frank Wilson para sair pela Motown. O problema, é Wilson já havia decidido que preferia focar em sua carreira de produtor e Berry Gordy, o chefão da gravadora, além de não ter gostado muito da voz do artista também não curtia ver seus produtores deixando os bastidores para assumir o microfone.

Vagalume
Vagalume

Resultado? As cerca de 250 cópias do compacto que haviam sido prensadas foram destruídas, com exceção de, no máximo, cinco, que se tornaram, claro, itens raríssimos de colecionador. Em 2009 uma edição original foi vendida por mais de R$ 125 mil (acredita-se que Berry Gordy também tenha uma em sua casa).

Publicidade

A história não terminou por aí. Na década de 70, como que por milagre, a música começou a ser tocada em um dos principais nightclubs londrinos dedicados ao "Northern Soul" - e a fazer sucesso com os frequentadores, que curtiam dançar ao som de músicas obscuras do soul norte-americano.

Com isso, "Do I Love You" acabou sendo lançada oficialmente pela, vejam só, Motown e se tornou um hit na Inglaterra, onde, até hoje, ela já vendeu mais de 200 mil cópias.

Publicidade
Vagalume
Vagalume

"Only The Strong Survive", é o título de um clássico de Jerry Butler que Springsteen regravou para este projeto. Sobre ele, o cantor disse que aqui, pela primeira vez, ele pôde jogar todo o foco em sua voz - algo que, em seus discos regulares, aparece depois de outros quesitos, como a força das composições ou os arranjos das faixas.

Ao contrário de "Letter To You", de 2020, este disco não conta com a E Street Band, a banda que, com pequenas interrupções, o acompanha ao vivo desde os anos 70 e com quem ele fará uma série de shows pelos EUA e Europa no ano que vem.

Ouça:

Clique para ver no Vagalume

Clique para ver no Vagalume

Veja as músicas que Bruce escolheu regravar e quem as registrou com mais sucesso:

1. "Only The Strong Survive" - Jerry Butler

2. "Soul Days" (feat. Sam Moore) - Dobie Gray

3. "Nightshift" - The Commodores

4. "Do I Love You (Indeed I Do)" - Frank Wilson

5. "The Sun Ain't Gonna Shine Anymore" - The Walker Brothers

6. "Turn Back The Hands Of Time" - Tyrone Davis

7. "When She Was My Girl" - The Four Tops

8. "Hey Western Union Man" - Jerry Butler

9. "I Wish It Would Rain" - The Temptations

10. "Don't Play That Song" - Ben E King

11. "Any Other Way" - Chuck Jackson

12. "I Forgot To Be Your Lover" (feat. Sam Moore) - William Bell

13. "7 Rooms Of Gloom" - The Four Tops

14. "What Becomes Of The Brokenhearted" - Jimmy Ruffin

15. "Someday We'll Be Together" - The Supremes

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.