Vagalume Com mais de 60 filmes, Festival Internacional do Documentário Musical começa hoje

Com mais de 60 filmes, Festival Internacional do Documentário Musical começa hoje

Pela primeira vez, evento vai para a Internet. Há filmes gratuitos e outros que custam R$ 3,00 por sessão

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

A 12ª edição do IN-Edit Brasil começa hoje (9) e vai até o dia 20. A diferença é que. desta vez. a pandemia do novo coronavírus fez com que o Festival Internacional do Documentário Musical tivesse que ser totalmente online. Se por um lado perde-se a chance de ver os filmes nas salas de cinema, por outro, agora é possível ver os filmes em todos os cantos do país e no seu próprio tempo.

São mais de 60 títulos divididos em seis categorias. A mostra competitiva destaca seis documentários com ênfase na nossa música de raiz com filmes sobre Dorival Caymmi, Mateus Aleluia dos Tincoãs, o sambista Garoto ou Dom Salvador. Na Mostra Brasil, há espaço tanto para filmes sobre Pitty ("Matriz.doc") quanto uma obra como "Afro-Sampas" onde artistas africanos que migraram para São Paulo falam de suas experiências na cidade. Para se ver essas documentários é preciso pagar R$3,00 por sessão. A renda será revertida para entidades que estão ajudando profissionais da cultura que estão com dificuldades financeiras durante a pandemia.

A produção nacional tem espaço ainda na mostra "Brasil.doc" (com seis longas) e na "Curta Um Som" com 14 curtas-metragens (com duração entre oito e 28 minutos). Outra novidade é a Mostra Portugal com seis trabalhos que refletem a diversidade da música portuguesa. Esses filmes podem ser assistidos gratuitamente.

Finalmente, a aguardada Mostra Internacional completa a programação com 22 longas, com temas diversos. Há um filme sobre um coral da Noruega que se prepara para abrir um concerto do Black Sabbath ("The Men's Room"), outro sobre a cantora Kate Nash e um que enfoca Bill Wyman, o ex-baixista dos Rolling Stones. Esses docs. também custam 3 Reais por sessão.

Hoje (9) o In-Edit começa com a exibição de um único longa: "White Riot", sobre a história do movimento Rock Against Racism, que tentou conter o avanço do racismo, e da extrema direita, na Inglaterra do final dos anos 70.

Toda a programação poderá ser acessada pela plataforma do festival e também através de plataformas parceiras (Sesc Digital e Spcine Play). Os interessados também poderão comprar pacotes de acessos com desconto.

Veja o trailer de "MATRIZ.doc" onde o diretor Otávio Sousa mostra como foi a gravação do mais recente álbum de estúdio de Pitty

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas