Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eddie Van Halen morre aos 65 anos

Lenda da guitarra lutava contra um câncer na garganta

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

Eddie Van Halen, um dos maiores guitarristas da história, morreu aos 65 anos na manhã de hoje (6). O músico há anos lutava contra um câncer na garganta e não resistiu.

"Eu não acredito que estou escrevendo isso, mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu podia ter pedido. Todo momento que dividi com ele, dentro e fora do palco, foi uma bênção Meu coração está partido e eu não creio que vá algum dia me recuperar totalmente desta perda. Eu te amo muito pai", escreveu o filho do músico, Wolfgand Van Halen, que tocou baixo na última formação do Van Halen, a banda que Eddie formou com seu irmão baterista Alex Van Halen nos anos 70 que se tornou uma das maiores da história do hard rock.

Dotado de um talento raro, Eddie é um daqueles músicos que de fato revolucionaram o seu instrumento. O músico não só tinha um som totalmente único, graças à sua guitarra, a Frankenstrat, criada e patenteada por ele, e também por técnicas inovadoras que introduziu no rock, como o tapping, em que percutia com a mão direita as notas no braço do instrumento.

Vagalume
Vagalume Vagalume

O Van Halen já causou sensação desde sua estreia com sua combinação da técnica de Eddie e Alex, o bom humor e carisma do vocalista David Lee Roth e o baixo eficiente, e os vocais de apoio, de Michael Anthony. O álbum homônimo de 1978 é um dos grandes clássicos do rock americano e trazia a instrumental "Eruption" que fez, e faz, gerações de guitarristas quebrarem a cabeça tentando tocá-la.

Publicidade

Essa formação gravou seis discos que culminaram no multiplatinado "1984", lançado naquele ano, de onde saíram os singles clássicos "Jump", "Panama" e "Hot For Teacher".

A saída de Lee Roth foi um baque grande, mas que acabou sendo bem absorvido pela banda e público, os álbum subsequentes, com Sammy Hagar que também se tornou um segundo guitarrista, foram igualmente bem sucedidos e tornaram a banda figuras constantes nas rádios e MTV.

Publicidade

O grupo só não aguentou a uma nova mudança de vocalista. O álbum "Van Halen III", com Gary Cherone não foi bem recebido e o Van Halen entraria em hibernação. Em 2003 houve uma reunião com Hagar, mas ela não rendeu um novo álbum, e Roth retornaria à banda, agora sem Michael Anthony, em 2007. Foi essa formação que gravou em 2012 "A Different Kind of Truth", o 12°, e último, trabalho de estúdio.

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.