Vagalume Festival do documentário musical começa hoje com filme sobre Moby

Festival do documentário musical começa hoje com filme sobre Moby

IN-EDIT 2021 terá mais de 50 filmes, muitos com exibição gratuita, e será, novamente, online

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

A 13ª edição do IN-EDIT, o já tradicional festival dedicado aos documentários musicais, começa hoje (16) com uma exibição de "Moby Doc" sobre o DJ e produtor Moby, dirigido por Rob Gordon Bralver. Assim como aconteceu no ano passado, o festival será online com filmes gratuitos e outros, o da mostra Panorama Mundial, custando R$3,00. O site do festival, que vai até o próximo dia 27, irá centralizar as exibições.

Os documentários estão distribuídos em três grupos. No "competição nacional", nove longas disputam o prêmio de vencedor do ano. Jair Rodrigues, Secos e Molhados, Yamandu Costa e o letrista Paulo César Pinheiro são alguns dos nomes enfocados.

Vagalume

Vagalume

Vagalume

Há também o "Panorama Brasil", com mais oito filmes, sobre, entre outros, Luiz Melodia, Made In Brazil e o rap nacional, caso do ambicioso "Histórias e rimas -
O Filme", com entrevistas feitas ao longo de uma década. Uma mostra de curtas-metragens completam a seleção brasileira, além da exibição especial de "Você Não Sabe Quem Eu Sou", com Nasi, do Ira!.

A Mostra Panorama Internacional
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Do lado internacional, são mais 22 longas dedicados não só a músicos e bandas, Phil Lynott, do Thin Lizzy, Idles, Lukas Graham, Shane MacGowan (Pogues) e várias mulheres que fizeram a diferença: Suzi Quatro, a banda Fanny, Go-Go's (foto), a punk Poly Styrene, dos X-Ray Spex, e o elogiado "Sisters With Transistors" que mostra como elas também foram importantes na criação e desenvolvimento da música eletrônica.
Vagalume

Vagalume

Vagalume

A plataforma do Sesc também entra no evento abrigando a mostra dedicada ao lendário D. A. Pennebaker, diretor de dois dos mais importantes documentários musicais da história: "Monterey Pop", sobre o festival que juntou Jimi Hendrix, The Who, Janis Joplin e Otis Redding em 1967, e "Dont Look Back", que flagrou Bob Dylan em um de sesu momentos mais cruciais: o ano de 1965, em sua turnê pelo Reino Unido.

Haverá ainda muitos bate papos com diretores e músicos e lives de bandas e artistas que foram enfocadas em filmes selecionados para o evento.

Fonte: Vagalume

Últimas