Guitarra "queijo suíço" roubada de Steve Vai há 36 anos é localizada em sótão e devolvida ao músico
Instrumento estava no México e foi achado por jovem que postou fotos dela na Internet
Vagalume|Do R7
Steve Vai conseguiu reaver, após 36 anos!, um de seus instrumentos mais emblemáticos. Fãs de longa data do músico talvez se lembrem de uma guitarra em forma de "queijo suíço" que ele usou no clipe de "Yankee Rose" (1986), de David Lee Roth.
Vai era membro da banda do ex-vocalista do Van Halen nessa época e tinha planos de usá-la durante a turnê que faria ao lado do cantor. Infelizmente ela foi roubada, junto com outras três, em um estúdio de ensaios na Califórnia e outros planos foram feitos.
Agora estamos em 2022 e e um jovem mexicano, Iván Gonzáles Acosta, está organizando o sótão da nova casa de seus avôs em Tijuana quando se depara com um estojo abrigando uma guitarra em forma de queijo suíço. Ele acha a descoberta um tanto inusitada e posta fotos dela na Internet. Por sorte, as imagens chegaram até Mike Meske, um fã que sabe, literalmente, tudo sobre os equipamentos que Vai usou em sua longa carreira.
Foi ele quem contatou Iván, explicou a situação, e armou um encontro com Vai para que o instrumento, criado especialmente para o guitarrista por Joe Despagni, fosse retornado.
Steve ficou surpreso com a boa conservação em que a guitarra se encontrava. Segundo o virtuose, a impressão é a de que ela nunca mais havia sido tocada desde então, com as cores ainda vibrantes e o braço em excelente estado.
Como a "queijo suíço" foi parar lá ainda é um mistério. O mais provável é que os antigos donos da casa a tenham comprado em algum momento nessas últimas três décadas e meia e ela acabou guardada, e esquecida, no sótão.
Essa história foi contada pelo próprio Vai em seu Facebook, em uma postagem que termina com um agradecimento a Gonzáles. Disse ele: "Obrigado Ivan por sua gentil consideração e por me reunir com este pedaço da minha história. Receber esta guitarra foi como se um velho amigo tivesse voltado para casa depois de tantos anos para tocar comigo."
Fonte: Vagalume