Vagalume "Let It Be" dos Beatles vai ganhar nova edição com nova mixagem e extras. Ouça três músicas!

"Let It Be" dos Beatles vai ganhar nova edição com nova mixagem e extras. Ouça três músicas!

Lançamento irá coincidir com a série sobre o projeto que será exibido na Disney+

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

A, há muito prometida, nova edição de "Let It Be", o último disco lançado pelos Beatles, finalmente ganhou uma data de chegada. A relação das faixas extras que completarão os pacotes também foram divulgadas. As edições, em CD, vnil e formatos digitais, chega ao mercado em 15 de outubro, antes portanto da estreia da série sobre o projeto, dirigida por Peter Jackson, na Disney+.

Este "Let It Be" é diferente do "Let It Be Naked", lançado em 2003, que trazia as músicas do disco em uma forma mais crua, antes do "tratamento sonoro" feito pelo produtor Phil Spector. Uma nova mixagem foi feita para este lançamento, mas a partir da master original, do álbum de 1970. A edição deluxe trará também a primeira versão proposta, e não lançada do disco. Ele originalmente se chamaria "Get Back" e foi montado pelo engenheiro de som Glyn Johns. A versão mais completa terá ainda dois discos com versões alternativas ensaios e jams, um EP e um Blu-ray com o o álbum e alta resolução sonora (veja a lista completa de faixas no final deste texto).

"Let It Be" foi gravado quase que totalmente em janeiro de 1969 e sempre foi um projeto polêmico na história da banda. Ele nasceu da ideia de se registrar, em filme, o quarteto trabalhando nas canções de um novo disco. O documentário culminaria com um show ao vivo - eles haviam abandonado os palcos em 1965. A ideia da apresentação foi rapidamente abandonada e os quatro, mais o tecladista Billy Preston, optaram por tocar no telhado do prédio da Apple, a empresa deles.

Vagalume

Vagalume

Vagalume

Assim que as filmagens começaram já estava claro que haveria uma série de problemas pela frente: a começar pelos horários. Os registros, por causa da equipe de filmagem, teriam de ser feitos durante a manhã, como John Lennon brincaria anos depois, não exatamente o momento ideal para se fazer rock and roll. Os sinais de desgaste que culminariam com a separação da banda no ano seguinte já eram visíveis e o grupo também se mostrava um tanto desencontrado depois de tanto tempo sem efetivamente tocarem juntos.

Quando o documentário original, dirigido por Michael Lindsay-Hogg, chegou aos cinemas, em maio de 1970, pouco depois de Paul McCartney ter anunciado que estava deixando os Beatles, ele foi visto como um registro dos últimos momentos da banda, também pela opção do diretor de privilegiar as cenas dos músicos em desarmonia.

Isso não era, de todo, verdade. Os quatro ainda gravaram "Abbey Road", que saiu em 1969, mas é o último trabalho que eles fizeram em estúdio. Como também se soube depois, nem todos aqueles dias em um estúdio de filmagem foram de brigas e depressão. Houve também momentos de alegria e camaradagem, algo que a série, a se julgar pelo que se foi dito até aqui, buscará mostrar.
Vagalume

Vagalume

Vagalume
Junto com o filme, que acabaria sumindo de circulação, saiu também o álbum de mesmo nome. Ele trazia as gravações originais remixadas por Phil Spector, em um trabalho que segue gerando discussões. McCartney nunca aprovou o trabalho feito pelo produtor, que caiu em desgraça e morreu este ano. O baixista se opôs especialmente ao arranjo de orquestra colocado em "The Long And Winding Road" - extremamente choroso e melodramático em sua opinião.

Há também quem entenda as intervenções de Spector, dizendo que as faixas, em seu formato original, tinham muitos problemas e coube a ele dar uma cara mais profissional para os registros. Vale lembrar que tanto Lennon, que defendeu publicamente o produtor, quanto George Harrison voltariam a trabalhar com Spector, justamente em seus discos solo mais celebrados.

Veja o trailer do lançamento:

Clique para ver no Vagalume

Escute também um single com três músicas do relançamento: a nova mixagem de "Let It Be", a primeira performance de "Don't Let Me Down" no "concerto do telhado" (eles tocaram a música duas vezes) e a mixagem original que Glyn Jones fez de "For You Blue".

Clique para ver no Vagalume

Veja também as músicas que estarão na versão deluxe do álbum:
Vagalume

Vagalume

Vagalume



CD 1: Let It Be new stereo mix
Two Of Us
Dig A Pony
Across The Universe
I Me Mine
Dig It
Let It Be
Maggie Mae
I've Got A Feeling
One After 909
The Long And Winding Road
For You Blue
Get Back

CD 2: Get Back – Apple Sessions
Morning Camera (Speech) / Two Of Us (Take 4)
Maggie Mae / Fancy My Chances With You *
Can You Dig It?
I Don't Know Why I'm Moaning (Speech)*
For You Blue (Take 4)
Let It Be / Please Please Me / Let It Be (Take 10)
I've Got A Feeling (Take 10)
Dig A Pony (Take 14)
Get Back (Take 19)
Like Making An Album? (Speech)
One After 909 (Take 3)
Don't Let Me Down (First Rooftop Performance)
The Long And Winding Road (Take 19)
Wake Up Little Susie / I Me Mine (Take 11)

CD 3: Rehearsals and Apple Jams
On The Day Shift Now (Speech)*/All Things Must Pass (Rehearsals)
Concentrate On The Sound *
Gimme Some Truth (Rehearsal) *
I Me Mine (Rehearsal) *
She Came In Through The Bathroom Window (Rehearsal) *
Polythene Pam (Rehearsal) *
Octopus's Garden (Rehearsal) *
Oh! Darling (Jam)
Get Back (Take 8)
The Walk (Jam)
Without A Song (Jam – Billy Preston With John And Ringo)
Something (Rehearsal) *
Let It Be (Take 28)

CD 4: Get Back LP – 1969 Glyn Johns Mix
One After 909
Medley: I'm Ready (Aka Rocker) / Save The Last Dance For Me / Don't Let Me Down
Don't Let Me Down
Dig A Pony
I've Got A Feeling
Get Back
For You Blue
Teddy Boy
Two Of Us
Maggie Mae
Dig It
Let It Be
The Long And Winding Road
Get Back (Reprise)

CD 5: Let It Be EP
Across The Universe (Unreleased Glyn Johns1970 Mix)
I Me Mine (Unreleased Glyn Johns1970 Mix)
Don't Let Me Down (New Mix Of Original Single Version)
Let It Be (New Mix Of Original Single Version)

Fonte: Vagalume

Últimas