Vagalume Lizzie Bravo, única brasileira a ter gravado com os Beatles, morre aos 70 anos

Lizzie Bravo, única brasileira a ter gravado com os Beatles, morre aos 70 anos

Cantora, que também participou de discos de astros da música brasileira, pode ser ouvida em "Across The Universe"

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

A cantora Lizzie Bravo, a única pessoa nascida no Brasil a ter participado de uma gravação dos Beatles, morreu no dia de ontem (4) aos 70 anos. Elizabeth Villas Boas Bravo sofria de problemas cardíacos. Na foto acima ela está ao lado de John Lennon

Lizzie, que assim se batizou por causa de "Dizzy Miss Lizzy", a canção de Larry Williams gravada pelos Beatles em 1965, era mãe da cantora Marya Bravo, fruto do rápido casamento que ela teve com Zé Rodrix (morto em 2009) nos primeiros anos da década de 70.

Fanática pelo quarteto de Liverpool, Bravo ganhou uma viagem à Inglaterra como presente de 15 anos. Assim que chegou em Londres, em fevereiro de 1967 ela correu para o portão do estúdio Abbey Road, onde a banda gravava o grande clássico "Sgt. Peppers". Lizzie acabou conhecendo rapidamente o quarteto e tirou fotos com todos eles.

LIzzie Bravo em foto mais recente, publicada em seu Instagram

LIzzie Bravo em foto mais recente, publicada em seu Instagram

Vagalume

Pouco depois, ela decidiu estender a sua viagem e se tornou uma das chamadas "Apple Scruffs", um grupo de garotas que estava sempre na cola da banda - e seriam homenageadas, anos depois, em uma música com esse nome de George Harrison.

Foi por causa dessa dedicação que ela acabou participando da gravação de um dos takes de "Across The Universe". Em 4 de fevereiro de 1968, Paul McCartney foi até a porta do estúdio e perguntou se alguma das garotas ali presentes conseguia sustentar uma determinada nota. Lizzie, assim como Gayleen Pease, tinham a voz necessária e foram convidadas a entrar no estúdio.

Existem duas versões oficiais da música, sem contar as lançadas posteriormente em projetos especiais como "Anthology". A que Lizzie gravou foi incluída em um álbum beneficente lançado em 1969 e, hoje, está presente na coletânea "Past Masters", que reúne todo o material dos Beatles que não faz parte dos álbuns de estúdio. A outra versão, a mais difundida, é que está em "Let It Be", de 1970.

De volta ao Brasil, Lizzie se tornou cantora de estúdio, participando de sessões com quase todos os grandes nomes da MPB - de Roberto Carlos a Caetano Veloso. Como fotógrafa ela também teve a chance de ver suas imagens em encartes e contracapas de discos.

Figura bastante presente em eventos dedicados aos Beatles, Bravo contou a sua história no livro "Do Rio a Abbey Road", de 2015, que será relançado ainda em 2021.

Ouça "Across The Universe"

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas