Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manu Dibango, lenda da world music, morre aos 86 anos vítima do coronavírus

Nascido nos Camarões, músico fundiu jazz, funk e ritmos africanos com maestria

Vagalume|

Vagalume
Vagalume Vagalume

O saxofonista Manu Dibango morreu aos 86 anos vitimado pelo coronavírus. O músico vivia em Paris e estava internado em um hospital da cidade. A imprensa francesa lembra que ele é a primeira pessoa de renome do mundo musical que perdeu a vida nesta pandemia.

Dibango se apresentava em palcos do mundo todo - em 2016 ele esteve no Rio de Janeiro - e tinha uma discografia longa, foram mais de 50 álbuns desde 1969, que traziam uma mistura única de de jazz, funk e ritmos tradicionais africanos, que fizeram dele um dos grandes nomes da world music.

No mundo pop ele é conhecido especialmente por "Soul Makossa" de 1972 cuja linha "ma-mako, ma-ma-sa, mako-mako ssa" foi usada por Michael Jackson em "Wanna Be Startin' Somethin'", a faixa de abertura de "Thriller" (1982). Dibango processou o cantor e a questão foi resolvida em um acordo extra-judicial. Anos depois foi a vez de Rihanna usar a mesma linha melódica em "Don't Stop The Music" - ele abriu processo contra a cantora, mas o caso acabou sendo desqualificado pela corte francesa.

Ouça a canção mais conhecida do artista:

Publicidade

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.