Vagalume Moraes Moreira, grande nome da música brasileira, morre aos 72 anos

Moraes Moreira, grande nome da música brasileira, morre aos 72 anos

Cantor fez história como membro dos Novos Baianos e em careira solo

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na manhã desta segunda-feira (13) aos 72 anos. Segundo as primeiras informações, o corpo do cantor foi encontrado no apartamento onde morava na Gávea, Rio de Janeiro. A causa da morte ainda é desconhecida.

O músico, nascido em 1947 em Ituaçu na Bahia, se tornou conhecido nacionalmente na primeira metade da década de 70 como integrante dos Novos Baianos, Na banda, ele atuava como cantor, violonista e principal compositor ao lado do poeta Luiz Galvão. Com o grupo ele lançou quatro álbuns considerados antológicos, incluindo "Acabou Chorare" de 1972 visto como um dos mais importantes discos de toda a música brasileira - na eleição feita pela edição brasileira da revista Rolling Stone ele ficou em primeiro lugar.

O álbum, o segundo lançado por eles, ficou marcado pela fusão de samba, frevo e bossa nova com o rock (que tinha presença bem maior no trabalho de estreia, "É Ferro Na Boneca" de 1970).

Moreira partiu para a carreira solo em 1975, sempre misturando ritmos tradicionais do nordeste, com a música brasileira mais tradicional e também o pop e o rock. Com essa fórmula ele emplacou sucessos como "Pombo Correio", "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira", "Sintonia" e "Por Que Parou, Parou Por Quê?" e se tornou um dos rostos mais populares da MPB.

Ouça a íntegra de "Acabou Chorare"

Clique para ver no Vagalume

"Pombo Correio"

Clique para ver no Vagalume

"Sintonia"

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas