Vagalume Música escrita por compositor que sofre com demência viraliza e chega no top 40 britânico

Música escrita por compositor que sofre com demência viraliza e chega no top 40 britânico

Paul Harvey escreveu uma canção a partir de quatro notas que ganhou arranjo da Orquestra da BBC

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Paul Harvey é um pianista, e antigo professor de música, de 80 anos que sofre com demência e vive na Inglaterra. Ele se tornou conhecido na internet depois que um vídeo em que aparecia escrevendo uma canção de improviso, usando apenas quatro notas que lhe foram sugeridas, ganhou milhões de visualizações, especialmente porque a música, era, sobretudo, dotada de grande beleza.

Veja:

Clique para ver no Vagalume

A história de Harvey logo foi abraçada pela BBC que entrevistou Harvey e ajudou a popularizá-lo ainda mais no Reino Unido. O sucesso culminou com uma rendição da música, batizada como "Four Notes - Paul's Tune", gravada pela Orquestra Filarmônica da BBC. A faixa foi lançada em single e entrou no top 40 britânico no 32° lugar, à frente de hits de astros pop como The Weeknd e Harry Styles.

Esse outro vídeo, mostra as sessões de gravação, feitas com os músicos em isolamento social, e a reação de Harvey ao ouvir o resultado. Mesmo doente, Harvey mostra que ainda não perdeu o senso de humor, quando diz que estava ouvindo uma linda peça musical e, de repente, se deu conta de que ele é que a tinha escrito. Igualmente tocante é vê-lo falando que nunca irá se esquecer deste momento - a perda de memória é justamente a maior característica da demência.

A BBC ainda tinha uma surpresa final preparada para o músico. Harvey tem o compositor Stephen Sondheim como seu grande herói musical, especialmente, segundo ele, por sua capacidade de escrever com igual maestria as melodias e letras de suas obras. A emissora conseguiu um depoimento do próprio autor de "Sweeney Todd" e "West Side Story" (este apenas com as letras de autoria dele), para o pianista. Sondheim agradece Harvey por sua bela composição e brinca dizendo que "mal pode esperar para roubá-la". Veja e tente não se emocionar:

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas