"Penny Lane": Rua que inspirou os Beatles é alvo de protesto antirracismo e pode ser renomeada

Manifestantes apontam uma possível relação do nome dado ao local com um comerciante de escravos do século 18

Vagalume

Vagalume

Vagalume

"Penny Lane", a famosa rua que ficou imortalizada na canção de mesmo título dos Beatles, entrou em um debate polêmico após os recentes protestos contra o racismo na Inglaterra. A placa da rua situada na cidade natal do Fab Four - em Liverpool - foi alvo de manifestantes que alegam que seu nome estaria relacionado ao comerciante de escravos do século 18, James Penny.

De acordo com o site Sky News, o prefeito metropolitano da cidade, Steve Rotherham, explicou que a rua agora pode até ganhar outro nome se realmente comprovada essa relação com a escravidão. "Se é uma conseqüência direta o fato de que essa rua se chama 'Penny Lane' por causa de James Penny, isso precisa ser investigado. Algo precisa acontecer e eu diria que essa placa e a rua correm risco de serem renomeadas."

Foto: BBC

Foto: BBC

Vagalume


Rotherham, no entanto, afirma que ainda "não há evidências" desta relação e que talvez o nome tenha sido dado ao local por conta de uma taxa que era paga em centavos ("pennies" em inglês) para atravessar a rua. "Imagine não ter a Penny Lane e a música dos Beatles não estar [registrada] em algum lugar. Eu não acredito que ela esteja associada a James Penny", acrescentou ele.

Clique para ver no Vagalume

Ainda segundo o Sky News, o Museu da Escravidão em Liverpool também informou as evidências que ligam Penny Lane a James Penny "não são conclusivas".

Canção dos Beatles

"Penny Lane", um dos grandes clássicos dos Beatles, foi lançada em 1967 ao lado do single "Strawberry Fields Forever", fazendo com que a rua que lhe deu o título se tornasse um dos grandes pontos turísticos da cidade de Liverpool, onde muitos fãs aproveitam a famosa placa para tirar fotos e deixar recados para registrar a passagem pelo local.

A letra da música, creditada a Lennon / McCartney, levanta as lembranças de Paul McCartney sobre seus momentos no local, mencionando estabelecimentos e pessoas da região.

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume