Vagalume Radiohead e Kanye West dominam lista de melhores álbuns feitos nos últimos 25 anos

Radiohead e Kanye West dominam lista de melhores álbuns feitos nos últimos 25 anos

Pitchfork quis saber de seus leitores quais foram os grandes discos lançados desde 1996, quando o site foi fundado

Vagalume
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Dois nomes dominaram a lista de 200 melhores discos feitos nos últimos 25 anos em enquete organizada pelo popular site dedicado à música Pitchfork, para celebrar as suas "botas de prata": Radiohead e Kanye West. A banda inglesa colocou seis, dos sete, discos que lançou neste período no top 200, incluindo os dois primeiros lugares: "Kid A" (2000) no topo e "OK Computer" (1997) em segundo. "In Rainbows" (2007) ficou em quarto e, curiosamente, foi o trabalho que mais votos recebeu dos brasileiros que participaram da votação.

Vagalume

Vagalume

Vagalume

West ficou em terceiro lugar, com "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" (2010) e tem outros seis álbuns no top 200: a totalidade dos discos lançados por ele entre 2004, ano de sua estreia com "The College Dropout" e 2016, com "The Life Of Pablo".

Há dez anos o site já havia feito uma eleição semelhante e os resultados não mudaram muito desde então, ao menos na parte de cima da tabela - ainda que "Ok Computer" tenha ficado em primeiro e "Kid A" em segundo. Nesse caso, a grande novidade foi a ascensão de dois artistas para a linha de frente do pop moderno: Kendrick Lamar e Frank Ocean.
Vagalume

Vagalume

Vagalume

O primeiro sequer estava presente na lista, até porque havia acabado de estrear em disco. Agora ele tem três de seus quatro trabalhos no ranking, incluindo dois no top 10: "To Pimp A Buterfly" (2015) em quinto e "good kid, m.A.A.d city" (2012), em nono.

Ocean aparecia há uma década discretamente com sua primeira mixtape na rabeira da lista. Agora tem seus dois álbuns oficias entre os 15 primeiros, com "Blonde" surpreendendo no sexto posto ("Channel Orange" ficou em 14°).

Os outros álbuns que estão no top 10 são clássicos do rock alternativo moderno: "Funeral", do Arcade Fire (2004) em sétimo, "Is This It?", dos Strokes (2001,oitavo) e "Yankee Hotel Foxtrot", do Wilco (2001, 10°).
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Entre os artistas que aparecem múltiplas vezes na relação está o já citado Arcade Fire (quatro discos), o The National (também quatro) e, com três trabalhos, Lana Del Rey, Bon Iver, Sufjan Stevens, Fiona Apple, Outkast, Vampire Weekend, Taylor Swift e Animal Collective. A íntegra da lista está aqui.

O campeão
Vagalume

Vagalume

Vagalume

Lançado em 2000, "Kid A", foi um disco que causou estranheza em um primeiro momento por trazer um Radiohead quase que irreconhecível para quem era fã da música que a banda surgida nos anos 90 havia feito até então.

Marcado pela experimentação e o uso da eletrônica e por não trazer canções de grande apelo comercial, o disco foi ganhando o público com o passar do tempo, em um caso típico do trabalho que se só se revela completamente depois de várias audições. Hoje ele é considerado uma unanimidade entre público e crítica e sempre marca presença em listas como essa, tanto nas feitas por jornalistas, quanto nas de leitores.

Ouça:

Clique para ver no Vagalume

Fonte: Vagalume

Últimas